Passo a passo da compra de um imóvel

Atualizado: 1 de mar.



A compra de um imóvel é algo que deve observar algumas etapas e detalhes. Não tem como comprar um imóvel de forma apressada sem verificar e fazer todos os procedimentos.


Hoje vamos apresentar o passo a passo da compra de um imóvel.



A) Passo nº 1 - defina o orçamento e estude as formas de pagamento


Antes de começar a procurar o imóvel ideal é preciso verificar qual é o orçamento para a compra. O que significa dizer que deve ser apurado qual o valor que tem para a compra, se tem o dinheiro para comprar à vista ou se será necessário fazer um financiamento.


Ao fazer o levantamento do valor, não esqueça de colocar na conta os gastos com a documentação (escritura e registro da compra), pagamento do imposto (ITBI) e a possibilidade de pagar a comissão de corretagem (na compra de imóvel na planta é comum a construtora repassar o pagamento da comissão para o comprador).


Por fim, também é preciso que se estude as formas de pagamento. Por exemplo, verifique tudo que é cobrado na compra de imóvel na planta, estude como é a atualização do saldo devedor e como o índice usado no financiamento pode impactar no seu financiamento.



B) Passo nº 2 - defina qual é o imóvel ideal


Após definido o orçamento e como será feita a compra, é o momento de escolher o imóvel ideal. Então é questão de escolher se será comprado um imóvel novo ou usado, se será casa ou apartamento e, ainda, a localização.


Depois de definir o imóvel e começar a procurar, tome cuidado para não se encantar com o imóvel antes de verificar com mais atenção o estado do imóvel e a documentação, isso pode te fazer cair em uma cilada.


Um detalhe importante que muitas pessoas esquecem é sobre o entorno do imóvel. Ao encontrar o imóvel que acredite ser o ideal, observe atentamente o bairro e visite em dias e horários diferentes, isso é para verificar, por exemplo, os comércios que existem e o perfil da vizinhança.



C) Passo nº 3 - verifique a documentação


Depois de ter encontrado o imóvel que atende suas expectativas é preciso verificar a documentação do vendedor e do imóvel. Isso serve para verificar se a compra apresenta algum risco, por exemplo, se o vendedor possui dívidas que podem fazer o comprador perder o imóvel e se quem está vendendo realmente é dono.


Se estiver comprando de uma construtora/incorporadora, é importante verificar na internet a reputação da empresa, quais são os tipos de reclamações que existem. Tome cuidado com as empresas que estão vendendo unidades em duplicidade, o cuidado nestes casos deve ser em dobro.



D) Passo nº 4 - hora de fechar o negócio


Estando tudo certo com a documentação é a hora de fechar o negócio.


Pode ser feito uma promessa ou compromisso de compra e venda para depois ser feita a escritura ou então, dependendo da forma que estiver sendo feito o negócio, já será feita a escritura sem a assinatura da promessa ou compromisso.


Vale lembrar também que, existem casos em que a escritura não será necessária e o contrato bastará para fazer a transferência da propriedade, é o caso, por exemplo, do caso de ser feita compra por financiamento pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário).



E) Quais são os procedimentos para a compra de um imóvel?


A primeira coisa que se deve ter em mente é que o processo de compra de um imóvel só termina quando é realizado o registro da compra na matrícula do imóvel. A lei estabeleceu que, só quando é feito tal registro é que a propriedade é transferida para aquele que comprou.


Não adianta alegar que é muita burocracia ou frescura, a lei é bem clara nesse sentido. Só é dono do imóvel quem registra a compra.


Para realizar o registro da compra deve-se observar que não é qualquer tipo de documento que é aceito. Em regra, é necessário que seja feita a escritura pública de compra e venda, porém, em alguns casos é dispensada a escritura.


Assim, temos que o procedimento da compra consiste em ser feito o documento hábil para fazer a transferência da propriedade (em regra, é a escritura pública de venda e compra), o pagamento do imposto (ITBI) e depois a realização do registro da compra do imóvel, transferindo, assim, a propriedade para o comprador.


Então, no procedimento para a compra de um imóvel terá gastos com a escritura, com o pagamento do imposto e registro da compra.




Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.




Escrito por:






Outros textos que podem ser do seu interesse:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!
arrow&v

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.