top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Passo a passo da compra de um imóvel

Atualizado: 7 de mar.

(imagem retirada do site canva)


A compra de um imóvel é algo que deve observar algumas etapas e detalhes. Não tem como comprar um imóvel de forma apressada sem verificar e fazer todos os procedimentos.


Hoje vamos apresentar o passo a passo da compra de um imóvel.


A) Passo nº 1 - defina o orçamento e estude as formas de pagamento

Antes de começar a procurar o imóvel ideal é preciso verificar qual é o orçamento para a compra. O que significa dizer que deve ser apurado qual o valor que tem para a compra, se tem o dinheiro para comprar à vista ou se será necessário fazer um financiamento.


Ao fazer o levantamento do valor, não esqueça de colocar na conta os gastos com a documentação (escritura e registro da compra), pagamento do imposto (ITBI) e a possibilidade de pagar a comissão de corretagem (na compra de imóvel na planta é comum a construtora repassar o pagamento da comissão para o comprador).


Por fim, também é preciso que se estude as formas de pagamento. Por exemplo, verifique tudo que é cobrado na compra de imóvel na planta, estude como é a atualização do saldo devedor e como o índice usado no financiamento pode impactar no seu financiamento.


B) Passo nº 2 - defina qual é o imóvel ideal

Após definido o orçamento e como será feita a compra, é o momento de escolher o imóvel ideal. Então é questão de escolher se será comprado um imóvel novo ou usado, se será casa ou apartamento e, ainda, a localização.


Depois de definir o imóvel e começar a procurar, tome cuidado para não se encantar com o imóvel antes de verificar com mais atenção o estado do imóvel e a documentação, isso pode te fazer cair em uma cilada.


Um detalhe importante que muitas pessoas esquecem é sobre o entorno do imóvel. Ao encontrar o imóvel que acredite ser o ideal, observe atentamente o bairro e visite em dias e horários diferentes, isso é para verificar, por exemplo, os comércios que existem e o perfil da vizinhança.


C) Passo nº 3 - verifique a documentação

Depois de ter encontrado o imóvel que atende suas expectativas é preciso verificar a documentação do vendedor e do imóvel. Isso serve para verificar se a compra apresenta algum risco, por exemplo, se o vendedor possui dívidas que podem fazer o comprador perder o imóvel e se quem está vendendo realmente é dono.


Se estiver comprando de uma construtora/incorporadora, é importante verificar na internet a reputação da empresa, quais são os tipos de reclamações que existem. Tome cuidado com as empresas que estão vendendo unidades em duplicidade, o cuidado nestes casos deve ser em dobro.


D) Passo nº 4 - hora de fechar o negócio

Estando tudo certo com a documentação é a hora de fechar o negócio.


Pode ser feito uma promessa ou compromisso de compra e venda para depois ser feita a escritura ou então, dependendo da forma que estiver sendo feito o negócio, já será feita a escritura sem a assinatura da promessa ou compromisso.


Vale lembrar também que, existem casos em que a escritura não será necessária e o contrato bastará para fazer a transferência da propriedade, é o caso, por exemplo, do caso de ser feita compra por financiamento pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário).


E) Quais são os procedimentos para a compra de um imóvel?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que o processo de compra de um imóvel só termina quando é realizado o registro da compra na matrícula do imóvel. A lei estabeleceu que, só quando é feito tal registro é que a propriedade é transferida para aquele que comprou.


Não adianta alegar que é muita burocracia ou frescura, a lei é bem clara nesse sentido. Só é dono do imóvel quem registra a compra.


Para realizar o registro da compra deve-se observar que não é qualquer tipo de documento que é aceito. Em regra, é necessário que seja feita a escritura pública de compra e venda, porém, em alguns casos é dispensada a escritura.


Assim, temos que o procedimento da compra consiste em ser feito o documento hábil para fazer a transferência da propriedade (em regra, é a escritura pública de venda e compra), o pagamento do imposto (ITBI) e depois a realização do registro da compra do imóvel, transferindo, assim, a propriedade para o comprador.


Então, no procedimento para a compra de um imóvel terá gastos com a escritura, com o pagamento do imposto e registro da compra.

 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:




Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page