• Dra. Tatiane Rodrigues

Tenho que pagar lucro imobiliário em imóvel que adquiri há anos e estou vendendo agora?

Atualizado: 21 de set.



Na compra e venda de imóveis quando falamos em imposto as pessoas só lembram o imposto que o comprador paga, que é o ITBI. Mas o que muitas pessoas não sabem é o imposto que o vendedor paga na venda do imóvel, que é o imposto de renda sobre o lucro imobiliário.


Quando na venda de um imóvel você tem um lucro, você tem que pagar o imposto de renda sobre esse lucro. Mas o que é o lucro? Na questão de venda de imóvel, o lucro é apurado quando você vende o imóvel por valor maior do que comprou.


Dependendo do ano que foi comprado o imóvel, você será isento de pagar o imposto. Caso você esteja vendendo o imóvel e ele foi adquirido antes de 1969, não terá que pagar o imposto.


Além disso, existem outras situações que você será isento de pagar o lucro imobiliário:


  • Se o imóvel estiver sendo vendido por valor inferior a R$ 440.000,00 e você não utilizou da isenção dos últimos cinco anos e é seu único imóvel.


  • Se utilizar o valor para comprar outro imóvel em até 180 dias da venda do imóvel.


  • Se utilizar o valor para quitar um financiamento de um outro imóvel que foi comprado anteriormente, a quitação deve acontecer em até 180 dias.


Caso você não se enquadre nas regras de isenção, fique atento no que você pode fazer para pagar menos imposto, para isso você pode lançar alguns tipos de despesas. Caso você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, você pode ler nosso texto sobre o assunto: https://www.rodriguesefelix.adv.br/post/imposto-sobre-lucro-imobiliario-como-pagar-menos.



 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!



E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está logo abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.


Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:






Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!
arrow&v

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.