Dra. Tatiane Rodrigues

2 de ago de 2022

Cuidados ao comprar imóvel de pessoa jurídica

Atualizado: mar 7

Ao comprar um imóvel que pertence a uma pessoa jurídica é importante ter alguns cuidados, para que a compra não vire uma dor de cabeça. Para ajudarmos nesta situação, vamos falar um pouco sobre as cautelas que devem ser adotadas.

1 - Verificar se quem está vendendo tem poder para fazer isso

A venda de um imóvel de pessoa jurídica é feita com uma pessoa física representada na assinatura dos documentos, por este motivo tem que ser verificado se a pessoa física pode representar a pessoa jurídica na venda do imóvel.

Você tem que analisar o ato constitutivo da empresa ou a procuração, para verificar essa questão da pessoa física que está representando a empresa.

Inclusive, se o ato constitutivo da empresa não falar nada sobre esta questão da venda do imóvel, se a venda de imóvel não for objeto da empresa, deve ter concordância da maioria dos sócios. Vejamos o que diz o Código Civil:

️Art. 1.015. No silêncio do contrato, os administradores podem praticar todos os atos pertinentes à gestão da sociedade; não constituindo objeto social, a oneração ou a venda de bens imóveis depende do que a maioria dos sócios decidir.

2 - Quais certidões são necessárias para compra de imóvel de pessoa jurídica?

Após verificar que a pessoa física pode representar a pessoa jurídica, é necessário solicitar as certidões da empresa para a análise da segurança jurídica. São as certidões necessárias:

  • Certidão Negativa de Débitos Federais.

  • Certidão Negativa de Débitos Estaduais.

  • Certidão Negativa de Débitos Municipais.

  • Certidão Negativa de Débitos Previdenciários.

  • Certidão Negativa dos Cartórios de Protestos.

  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

  • Certidão de Regularidade junto ao FGTS.

  • Certidão Negativa de Processos Cíveis - Estadual e Federal.

  • Cartão de Inscrição do CNPJ/MF

A análise das certidões acima precisa ser feita com muita atenção, para evitar qualquer problema na compra do imóvel.


Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse: