top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Como descobrir o valor venal de um imóvel?

Atualizado: 7 de mar.


O valor venal de imóvel é utilizado para algumas situações, sendo que a mais conhecida é para o cálculo de impostos. Mas também é muito usado nos cartórios para calcular o valor dos emolumentos.


Uma dúvida que frequentemente recebemos é de como descobrir o valor venal do imóvel, por este motivo vamos falar sobre como descobrir o valor venal de um imóvel.


1 - Carnê do IPTU

Uma das formas de descobrir o valor venal do imóvel é olhar o carnê do IPTU. Muitas pessoas não se atentam a isso, mas no carnê do IPTU não tem somente o valor do imposto e os boletos do pagamento, mas traz informações sobre o imóvel, como número do cadastro, tamanho, área construída e o valor venal.


2 - Consulta online

Muitas prefeituras dão a opção de ser consultado o valor venal do IPTU pelo o próprio site, bastando inserir as informações do imóvel para ter acesso ao valor venal do imóvel.


Mas atenção, existem Prefeituras que também possuem o valor venal de referência, então cuidado para não confundir os dois tipos de valor venal.


3 - Pedir presencialmente na Prefeitura

Uma última alternativa para você descobrir o valor venal do imóvel é ir na Prefeitura e pedir presencialmente a certidão do valor venal do imóvel. Em algumas prefeituras a certidão do valor venal é entregue na hora e em outras deve esperar algum prazo para entrega.

 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:

Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page