top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

O que verificar antes de arrematar um imóvel?

Atualizado: 23 de mar.

Leilão pode ser uma ótima forma de investimento, mas deve ser tomado os cuidados necessários para que o investimento não se torne uma dor de cabeça.


(imagem retirada do site Canva)

1 Quais cuidados deve ter ao arrematar um imóvel?

A primeira coisa que deve ser vista é o edital do leilão, é nele que você verá as dívidas do imóvel e informações sobre o leilão.

Mas atenção, sendo dívida de IPTU, mesmo que não conste no edital, sendo caso de leilão judicial, está coberto pela arrematação. Agora se for leilão extrajudicial, não está coberto, devendo, assim, se atentar a existência de débito de IPTU.


Verifique também os custos que você terá após o leilão, como, por exemplo, com impostos, desocupação do imóvel, taxas de cartório etc. Muitas vezes o edital não deixa claro esses gastos.

É importante também você verificar o estado do imóvel: está ocupado ou desocupado? o imóvel irá precisar de reparos?


Por fim, é de suma importância verificar a matrícula atualizada do imóvel, para constatar quem consta como proprietário do imóvel, se não existe usufruto do imóvel e, bem como, se não há possibilidade de ocorrer a evicção.


 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que está escrito no texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix. Se a sua dúvida é em razão de estar por estar passando por essa situação e quer saber como agir ou quais são os seus direitos, procure um advogado de sua confiança para contratar uma consulta para que seja analisado o seu caso e prestada a orientação jurídica de como agir.



Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:

Commentaires


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page