top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Como funciona a venda de imóvel após o divórcio?

Atualizado: 8 de mar.



A venda do imóvel após o divórcio irá depender de qual era o regime de bens do casal e como foi feita a partilha dos bens no divórcio. Vamos tratar sobre algumas opções de acordo com alguns cenários possíveis para a situação.


1 Imóvel continuou sendo dos dois após o divórcio

Uma situação muito comum no divórcio é que o imóvel continue sendo dos dois, sendo cada um dono de metade do imóvel. Então para a venda a primeira coisa que deve ser feita é a averbação do divórcio na matrícula do imóvel, para então dar o andamento a venda do imóvel.


1.1 E se não houver acordo na venda?

Se um dos dois não quiser vender o imóvel, para tentar resolver a questão pode ser oferecida a parte para o outro comprar, assim o imóvel passará a ser de apenas de um dos dois. Se mesmo assim não conseguir resolver a questão, poderá ser feito o seguinte:


a) imóvel que é passível de ser dividido fisicamente: poderá o interessado exigir a divisão física do imóvel para resolver o problema, trata-se da ação de extinção do condomínio.


b) imóvel que não pode ser dividido fisicamente: poderá o interessado forçar a venda do imóvel, para isso tem que entrar com a ação de alienação forçada do imóvel.


2 Imóvel que ficou sendo apenas de um dos dois

Se por conta do divórcio houve a partilha do imóvel e o bem ficou com apenas um dos dois, o processo de venda é mais simples. Primeiramente, deve o interessado averbar o divórcio na matrícula e registrar a partilha do imóvel, para que passe a constar como proprietário apenas quem ficou com o imóvel na partilha.


Após esse trâmite a venda do imóvel pode acontecer normalmente.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:

Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page