top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Como vender um imóvel financiado que ainda não foi quitado?

Atualizado: 7 de mar.

(imagem retirada do site canva)


Quando se compra um imóvel financiado as pessoas fazem muitos planos envolvendo o imóvel, mas as vezes acontecem situações em que antes de terminar o pagamento do financiamento o imóvel tem que ser vendido.


Mesmo que não tenha sido quitado o financiamento é possível fazer à venda, iremos apresentar alternativas de como fazer tal venda.


1 - Comprador que não tem dinheiro à vista

O vendedor pode anunciar normalmente o imóvel a venda e se o comprador não tiver o dinheiro à vista poderá usar um financiamento bancário para fechar o negócio.


Quando o comprador tiver que usar de financiamento para comprar o imóvel ele não assumirá as parcelas do financiamento, será feito um novo financiamento. Neste caso, o financiamento que ele está fazendo irá quitar o saldo devedor do financiamento anterior e assim o comprador pagará as parcelas do financiamento que realizou.


Não é necessário que o comprador financie no mesmo banco, poderá solicitar o financiamento em outro banco, se esse fosse o seu interesse.


2 - Comprador que tem dinheiro à vista

Se o comprador tem o dinheiro para pagar à vista, o procedimento para a venda deste imóvel é mais simples.


Tem que ser solicitado no banco a emissão do saldo devedor para quitação e ser pago tal saldo. Após o pagamento do saldo devedor deverá ser solicitado a carta de quitação e levar ao Registro de Imóveis para ser feita a baixa da alienação fiduciária na matrícula do imóvel.


Após ser dada a baixa na alienação fiduciária deve ser feita a escritura de venda e compra para passar o imóvel para o comprador.


3 - E se for feito contrato de gaveta?

O contrato de gaveta consiste em fazer a venda do imóvel sem o conhecimento e anuência do banco. Em hipótese alguma recomendamos esta opção, por não ser um contrato seguro. Alguns exemplos porque o contrato gaveta não é seguro:


a) O vendedor continua responsável pelo pagamento do financiamento e demais encargos do imóvel, ou seja, se o comprador não pagar as parcelas do financiamento ou o condomínio, o vendedor será cobrado judicialmente pela dívida.


b) O vendedor pode agir de má-fé, encontrar uma pessoa que pode pagar à vista pelo imóvel e vender para esta pessoa o imóvel.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:


コメント


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page