• Dra. Tatiane Rodrigues

Como vender um imóvel financiado que ainda não foi quitado?

Atualizado: 4 de nov.


(imagem retirada do site canva)

Quando se compra um imóvel financiado as pessoas fazem muitos planos envolvendo o imóvel, mas as vezes acontecem situações em que antes de terminar o pagamento do financiamento o imóvel tem que ser vendido.


Mesmo que não tenha sido quitado o financiamento é possível fazer à venda, iremos apresentar alternativas de como fazer tal venda.



1 - Comprador que não tem dinheiro à vista

O vendedor pode anunciar normalmente o imóvel a venda e se o comprador não tiver o dinheiro à vista poderá usar um financiamento bancário para fechar o negócio.


Quando o comprador tiver que usar de financiamento para comprar o imóvel ele não assumirá as parcelas do financiamento, será feito um novo financiamento. Neste caso, o financiamento que ele está fazendo irá quitar o saldo devedor do financiamento anterior e assim o comprador pagará as parcelas do financiamento que realizou.


Não é necessário que o comprador financie no mesmo banco, poderá o mesmo solicitar o financiamento em outro banco, se esse fosse o seu interesse.



2 - Comprador que tem dinheiro à vista

Se o comprador tem o dinheiro para pagar à vista, o procedimento para a venda deste imóvel é mais simples.


Tem que ser solicitado no banco a emissão do saldo devedor para quitação e ser pago tal saldo. Após o pagamento do saldo devedor deverá ser solicitado a carta de quitação e levar ao Registro de Imóveis para ser feita a baixa da alienação fiduciária na matrícula do imóvel.


Após ser dada a baixa na alienação fiduciária deve ser feita a escritura de venda e compra para passar o imóvel para o comprador.



3 - E se for feito contrato de gaveta?

O contrato de gaveta consiste em fazer a venda do imóvel sem o conhecimento e anuência do banco. Em hipótese alguma recomendamos esta opção, por não ser um contrato seguro. Alguns exemplos porque o contrato gaveta não é seguro:


a) O vendedor continua responsável pelo pagamento do financiamento e demais encargos do imóvel, ou seja, se o comprador não pagar as parcelas do financiamento ou o condomínio, o vendedor será cobrado judicialmente pela dívida.


b) O vendedor pode agir de má-fé, encontrar uma pessoa que pode pagar à vista pelo imóvel e vender para esta pessoa o imóvel.



 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!



E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.





Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!
arrow&v

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.