top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

O que o corretor de imóveis deve saber sobre financiamento na venda de imóvel na planta?

Atualizado: 7 de mar.

(imagem retirada do site canva)


Na venda de imóvel na planta é comum que os negócios sejam feitos por meio de financiamento bancário, sendo que, a grande parte das pessoas não têm um conhecimento aprofundado sobre como funciona o financiamento.


Assim, cabe ao corretor de imóveis explicar todos os detalhes e fazer uma análise de quem está comprando terá a possibilidade de tentar o financiamento ou não. O que significa dizer que, deve o corretor estudar sobre o assunto para que possa orientar da forma correta os compradores.


Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes que devem ser entendidos e estudados pelos corretores.


1 Não existe a garantia de aprovação do financiamento

É preciso urgentemente parar de confundir a simulação feita no site do banco com garantia de aprovação do financiamento.


Ninguém pode garantir que o financiamento será aprovado, pois, além da renda do comprador, são analisados outros documentos, como do imóvel e do vendedor. Assim, por exemplo, pode o financiamento ser recusado por causa de algum documento do imóvel.


Além disso, existe a questão das alterações das regras de financiamento e juros. Pode ser que, quando foi feita a simulação a taxa de juros era um e no momento da análise formal do financiamento pelo banco a taxa passa a ser outra, alterando, assim, a situação do financiamento.


Não é garantido que o financiamento é garantido ou que já está aprovado que te fará vender mais imóveis, pelo contrário, isso é antiético e pode te trazer consequências jurídicas se o financiamento não for aprovado pelo banco.


2 Situação financeira do comprador

O Banco não irá conceder o financiamento se a pessoa tem o nome sujo ou se o valor da parcela ultrapassar 30% da renda. Portanto, ao ter contato com o comprador, é bem importante verificar isso e explicar.


3 Regras do uso do FGTS

O importante é o corretor saber quais são as regras para o uso do FGTS na compra do imóvel por meio de financiamento, assim já pode ser verificado se existe a possibilidade do comprador usar o saldo do FGTS no financiamento.


Logo, o papel do corretor é levantar essa hipótese e explicar quais são as regras.


4 Regras dos programas de financiamento

Assim como acontece com o uso do FGTS, deve o corretor saber quais são as regras dos programas de financiamentos para repassar as informações necessárias para o comprador do imóvel.


5 O que está previsto no contrato com a incorporadora

O corretor deve ler todo o contrato para estar preparado para tirar as dúvidas do comprador. E deve saber o que acontece se o comprador não conseguir o financiamento ou então conseguir um valor menor.


Deste modo, o corretor deve explicar quais são as outras possibilidades do comprador caso tenha algum problema com o financiamento, assim o comprador fica ciente dos riscos, preparado para alternativas e faz a compra da unidade de forma consciente.


6 Se o empreendimento está registrado

É de suma importância que o corretor de imóveis verifique a matrícula do empreendimento e veja se consta o empreendimento registrado, o que é chamado de incorporação imobiliária.


Inclusive, imóvel na planta só pode ser vendido após o registro da incorporação imobiliária, conforme determina o art. 32 da Lei 4.591/64.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:




Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page