top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Como fica a comissão do corretor de imóveis em caso de desistência do negócio?

Atualizado: 7 de mar.

(imagem retirada do site canva)


Hoje vamos falar sobre a seguinte situação: o corretor de imóveis aproxima as partes, que demonstram o interesse em fechar o negócio, porém, no momento de finalizar a transação uma das partes desiste e o negócio não é concluído.


O papel principal do corretor de imóveis é aproximar as partes para que seja realizada a compra e venda do imóvel, ou seja, o corretor de imóveis apresenta o negócio e, as partes demonstrando o interesse, começa a ser feito o que é necessário para a conclusão do negócio.


A partir do momento em que as partes concordam com os moldes da negociação e passam para a formalização e finalização da compra e venda, a comissão de corretagem passa a ser devida, mesmo que o negócio não seja finalizado.


Por exemplo, se é feito todas as etapas e quando só falta a assinatura da escritura de compra e venda, o comprador simplesmente não comparece por ter desistido do negócio o corretor de imóveis tem o direito de receber a comissão.


Quando há desistência sem que a culpa seja do corretor de imóveis, ele tem o direito de receber a comissão de corretagem. Quem desistiu será o responsável pelo pagamento da comissão.


Se a desistência aconteceu por conta de alguma atitude do corretor de imóveis, este não terá o direito de receber a comissão. Vejamos algumas situações em que o corretor não terá o direito de receber a comissão:


  • Oculta informações sobre a segurança do negócio, por exemplo, o fato do vendedor ter dívidas e processos judiciais cobrando tais dívidas.

  • Oculta informações importantes sobre o imóvel, por exemplo, que se trata de uma casa sem a averbação da construção.

  • Garantir que o financiamento será aprovado e ao final o banco negar o financiamento.


Atenção, no caso de compra de imóvel na planta, se for exercido o direito de arrependimento não será devida a comissão, inclusive, se houver sido pago algum valor de comissão tal valor deverá ser devolvido. Lembrando que, o direito de arrependimento deve ser exercido em até 7 dias, contados da data da assinatura, desde que o contrato tenha sido assinado no em stand de vendas e fora da sede da incorporadora.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:


Outros textos que podem te ajudar:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page