top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

A importância de fazer um contrato de corretagem

Atualizado: 8 de mar.




A elaboração do contrato de comissão de corretagem é importante para ambas as partes: para o corretor que está intermediando a venda e comprador/vendedor que contratou o serviço do corretor de imóveis.


No mercado não é comum ser feito um contrato escrito de comissão de corretagem, na grande maioria das vezes é feito uma contratação verbal e se coloca algumas cláusulas sobre o pagamento da comissão. Porém, é necessário mudar esta postura e em toda contratação ser feito o contrato de corretagem.


1 O que é o contrato de corretagem?

O contrato de corretagem é o instrumento que irá prever os direitos e obrigações das partes envolvidas, ou seja, irá estabelecer quais são os direitos e deveres do corretor de imóveis, bem como os direitos e deveres daquele que contratou o corretor (comprador ou vendedor).


No contrato de corretagem as partes recebem os seguintes nomes:


  • Corretor: aquele é contratado para realizar a intermediação do negócio.

  • Comitente: aquele que contrata o serviço do corretor de imóveis.


O objetivo do contrato de corretagem é que o corretor faça a aproximação das partes para que seja efetivado o negócio. O corretor tem o dever de informar os riscos do negócio, orientando de forma adequada as partes, como por exemplo, informando a importância de verificar a existência de dívidas em nome do vendedor.


2 Por que é importante fazer o contrato de comissão de corretagem

O contrato é uma ferramenta para deixar claro para as partes como será a prestação de serviço, estabelecendo, por exemplo, quem será o responsável pelo pagamento da comissão de corretagem e pelas despesas que o corretor de imóveis tiver durante a prestação de serviço, bem como quando será devida à comissão.


Vejamos com exemplos como é importante o contrato tanto para o corretor como para o comitente:


  • Exemplo 1: o vendedor procura o corretor de imóveis para fazer a venda do seu imóvel, porém a contratação é feita de forma verbal. O corretor encontrou o comprador para tal imóvel, fez a aproximação das partes e o negócio foi concluído, porém o vendedor descumpre o acordo verbal e não paga a comissão de corretagem. Neste caso, o corretor de imóveis terá que juntar provas e comprovar ao juiz que houve a prestação do serviço e que tem o direito de receber a comissão.


  • Exemplo 2: vendedor e o corretor de imóveis combinam o valor da comissão caso ocorra a venda do imóvel, isso de forma verbal. A venda do imóvel ocorreu e o corretor de imóveis passou a cobrar valor diferente do que havia combinado verbalmente.


Os exemplos acima são apenas um dos motivos pelo qual é importante fazer o contrato de corretagem.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix


* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:

Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page