• Dra. Tatiane Rodrigues

3 coisas que você precisa saber sobre comissão de corretagem do corretor de imóveis



Hoje irei tratar sobre a comissão de corretagem do corretor de imóveis, abordaremos 3 itens que todos devem saber, mesmo que não seja um corretor de imóveis.


1 Quem paga a comissão de corretagem?


A regra é que quem contratou o serviço do corretor de imóveis é que deve pagar a comissão de corretagem, por exemplo, se estou vendendo uma casa e procuro um corretor de imóveis para anunciar e intermediar a venda da minha casa, é minha responsabilidade pagar a comissão.


Porém pode ser transferido para quem não contratou o serviço a responsabilidade do pagamento da comissão, para isso, deve haver a concordância da outra parte e estar expresso esta questão do pagamento no contrato. Um exemplo comum sobre isso é a compra do imóvel na planta, a grande maioria dos contratos colocam o comprador (que não contratou o corretor de imóveis) responsável pelo o pagamento da comissão.



2 Quando é devida a comissão de corretagem?


A comissão de corretagem é devida quando o corretor de imóveis consegue o resultado útil, que é a concretização do negócio. Em regra, a concretização do negócio acontece com a assinatura da promessa de compra e venda, porém depende de cada caso concreto.



3 A comissão de corretagem é devida se alguém desistir do negócio?


Dependendo da situação, pode ser que a comissão de corretagem seja devida mesmo com a desistência em continuar com o negócio.


Para avaliar se será devida ou não a comissão, deve ser feita a seguinte pergunta: o corretor de imóveis teve culpa ou contribuiu para a desistência do negócio? Se a resposta for sim, não é devida a comissão de corretagem ao corretor. Por outro lado, se a resposta for não, é devida a comissão de corretagem ao corretor de imóveis.


Exemplos de situações em que poderá ser considerada indevida a comissão de corretagem (necessário a análise concreta do caso): garantir que o financiamento será aprovado, mentir sobre o negócio, ocultar informações sobre os riscos da compra e venda.



 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!



E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.



Outros textos que podem ser do seu interesse:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!
arrow&v

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.