top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Contrato de corretagem

Atualizado: 7 de mar.

(imagem retirada do site canva)


1 O que é contrato de corretagem?

O contrato de corretagem é o contrato feito entre duas ou mais pessoas com o objetivo de regular a realização de operações imobiliárias, por exemplo, realizar a venda de um imóvel.


As partes do contrato recebem os seguintes nomes:


  • Corretor de imóveis: é a pessoa responsável em fazer a intermediação.

  • Comitente: é a pessoa que contrata o serviço do corretor de imóveis.


É importante que seja feito o contrato de corretagem para que seja estabelecido as obrigações e direitos das partes, além de ficar documentando a contratação do corretor.


Recomendamos que tenha cláusulas contendo o valor da comissão, se haverá o reembolso com despesas, a descrição do imóvel, qual a finalidade do imóvel e o preço do negócio.


2 O que é cláusula de exclusividade?

A cláusula de exclusividade no contrato de corretagem garante ao corretor de imóveis que seja privativo dele a intermediação do imóvel, ou seja, não poderá ser contratado outros corretores.


Importante lembrar que, se no contrato de corretagem existir cláusula de exclusividade, se ocorrer o negócio o corretor de imóveis terá direito a comissão mesmo que não tenha participado da negociação. Para isso, deve o negócio ter ocorrido dentro do prazo ajustado e que não tenha o corretor sido inerte ou ocioso.


Logo, se não há cláusula de exclusividade, o corretor de imóveis só recebe comissão se atingir a finalidade contratada.


2.1 Modelo de cláusula de exclusividade

Cláusula x: fica estipulado que o prazo para a venda/locação com EXCLUSIVIDADE, do imóvel objeto desta autorização, é de xxx (por extenso) dias contados da data de assinatura deste instrumento.
 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page