top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

O que fazer quando um dos proprietários não quer vender o imóvel?

Atualizado: 7 de mar.


Existem situações em que mais de uma pessoa é dona de um imóvel, é o que chamamos condomínio. No momento da venda do imóvel nessa situação pode surgir conflito e não haver concordância sobre a venda.


Pensando nisso, vamos expor quais são os direitos de quem está querendo vender o imóvel e como resolver tal impasse. Inclusive, o que iremos abordar aqui se aplica no caso de um imóvel recebido de herança e um dos herdeiros não queria vender.


1 - O que diz a lei?

A lei é clara em dizer que ninguém é obrigado a permanecer na situação de condomínio se não tem mais interesse, ou seja, ninguém é obrigado a manter a propriedade de um imóvel com outra pessoa se não for mais a sua vontade.


2 - O que fazer se um dos proprietários não quer vender o imóvel?

Conforme explicamos anteriormente, se uma pessoa não tem interesse em manter a propriedade de um imóvel com outra pessoa ela não é obrigada, por este motivo a primeira alternativa é tentar resolver a questão amigavelmente, podendo sugerir as seguintes opções como forma de resolução da questão:


a) Oferecer a sua parte do imóvel para que o outro proprietário compre.

b) Propor a venda do imóvel e que seja rateado o valor recebido.


Caso não entrem em acordo, será necessário entrar com processo para resolver a questão. O processo dependerá do tipo de imóvel.


2.1 Imóvel divisível

Se o imóvel permitir que seja dividido fisicamente, poderá o interessado exigir a divisão física do imóvel para resolver o problema. Por exemplo, um apartamento não pode ser dividido fisicamente no meio, mas um terreno, dependendo do seu tamanho, pode permitir que isso aconteça.


Ressalta-se que na divisão do imóvel só é possível se observar as regras do município e leis sobre o parcelamento do solo.


Neste caso, deverá ser dado entrada na ação de divisão de condomínio.


2.2 Imóvel indivisível

Se o imóvel não puder ser dividido fisicamente, deverá ser solicitado no processo que o outro proprietário compre a parte ideal do imóvel ou então que o imóvel seja vendido para um terceiro.


Caso o outro proprietário não demonstre interesse em comprar a parte ideal o imóvel será vendido como um todo para terceiro, não podendo o coproprietário se opor a tal venda, já que o juiz determinará a venda judicial do imóvel, que ocorrerá por meio de um leilão judicial.


Para essa hipótese o interesse tem que entrar com ação de alienação forçada.

 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:


Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page