top of page
  • Dra. Adriane Felix

O que acontece se eu não pagar a pensão no dia certo?

Atualizado: 7 de mar.


A pensão quando regulamentada judicialmente, possui um prazo no qual a pensão deve ser paga não é mesmo? Geralmente vem descrito até o dia 10 de cada mês, porém, não é uma regra a data específica, haja vista que pode ser acordada uma outra data entre as partes.


Recebo inúmeros relatos de mamães que informa que o papai não paga a pensão no dia certo, paga quando quer ou quando pode, geralmente atrasam dias, e as despesas das crianças muitas vezes ficam desfalcadas.


Claro que imprevistos podem acontecer, podendo ser informado um pequeno atraso no pagamento da pensão e acordado com as mamães, há ainda alguns papais que não pagam na data correta por mero capricho, mas, sabe o que pode acontecer?


Quando a pensão não é paga na data correta, com apenas 01 (um) dia de atraso já é possível entrar com uma ação judicial solicitando a cobrança desses valores, através da execução de alimentos.


Sabe qual a consequência?


Na ação de execução de alimentos, o papai será intimado para pagar o débito em 03 (três) dias, ou apresentar justificativa, e, se não pagar ou a justificativa pelo não pagamento não for aceita pelo juiz, a execução seguirá e esse papai poderá ser preso civilmente ou até mesmo ter seus bens e valores bloqueados e penhorados.


O ideal é sempre pagar na data correta, e, se surgir algum imprevisto que impossibilite que o pagamento seja feito, é recomendado conversar com a mamãe e informar que poderá haver algum atraso para tentar evitar maiores surpresas.


 

Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:

Leia também:

Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page