top of page
  • Dra. Adriane Felix

O que fazer se o pai não cumpre as visitas?

Atualizado: 8 de mar.

As visitas quando determinada pelo juiz, deve ser cumprida conforme foi determinado. Isso quer dizer que deve ser observado os dias e horários determinados para as visitas.

E se não é cumprida as visitas, o que pode ser feito? Isso é o que explicaremos a seguir.


1 Ele não visita o filho, o que fazer?

É direito da criança conviver com o pai e é para que a criança possa exercer seu direito que é estipulada a visitação (convivência).


Então, se o pai não está visitando o filho, é caso para que seja informado o juiz do descumprimento das visitas para que sejam tomadas as medidas necessárias. O juiz é informado por meio do processo chamado cumprimento de sentença e o juiz pode até mesmo aplicar multa para obrigar o cumprimento.



2 E se ele sempre se atrasa, como fica esta situação?

Se os atrasos são frequentes, também pode ser usado o cumprimento de sentença para informar o juiz e, se for o caso, aplicar multa para o descumprimento dos honorários.


Não recomendamos que seja procurada a justiça se forem atrasos que raramente acontecem, é necessário ter uma certa tolerância, já que imprevistos podem acontecer, não é mesmo?


3 Como agir em caso de descumprimento das visitas?

A primeira coisa a ser feita é tentar conversar e resolver a questão. Não conseguiu resolver? Então é necessário reunir provas para informar o juiz sobre o descumprimento.


Toda vez que acontecer o descumprimento, deve ser documentado, para isso pode ser enviado uma mensagem no WhatsApp, SMS ou e-mail falando sobre o descumprimento. Anote os dias e horários que aconteceram os descumprimentos, para ter como se fosse um relatório.


Com isso em mãos, deve procurar o advogado, que irá solicitar outros documentos necessários para tomar as medidas judiciais cabíveis.

 

Se você está com algum problema relacionado com as visitas, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que ou também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:

Commenti


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page