- Dra. Adriane Felix
Qual a idade ideal para o filho começar a dormir na casa do pai?
Atualizado: 13 de mai.
Essa é uma dúvida que assola muito as mamães, principalmente de recém-nascidos, se esse é o seu caso ou o de alguém que você conheça, você precisa ler este artigo.

(imagem meramente ilustrativa retirada do canva)
Sabemos que há um enorme impasse em relação a essa questão, pois muitos papais querem se manter presentes na vida de seus filhos, tão pequeninos, assim como as mamães querem fazer de tudo para protegê-los, e com isso não querem permitir de forma alguma que os papais levem os bebês para longe de si, não é mesmo?!?!
Não há uma idade específica ou ideal em que seja permitido que o filho possa dormir na casa do pai, no entanto, há de se levar em conta o bom senso, haja vista que um bebê recém-nascido depende muito do auxílio materno, principalmente quanto ao aleitamento exclusivo da mãe.
Neste caso, é sempre bom pensar no bem-estar da criança, na qual tem o direito de conviver tanto com o pai quanto com a mãe, principalmente para ir estabelecendo os vínculos afetivos, no entanto, não é recomendado que um bebê de 3 ou 4 meses seja autorizado a dormir na casa do pai, porém não há uma proibição para tal, tampouco é sinal de que o pai não saiba cuidar tão bem da criança quanto a mãe, sendo assim é necessário ambos os genitores tenham, paciência, compreensão e maturidade para decidirem juntos o que é melhor para o seu filho.
Com isso não é possível determinar uma idade exata em que seja recomendada a pernoite na residência paterna, pois há a necessidade de analisar minuciosamente a peculiaridade de cada criança, para que sejam feitas as adequações da convivência paterna com direito a pernoite.
Os tribunais têm decidido que a pernoite na residência paterna se inicie a partir dos 02 ou 03 anos de idade, no entanto, não é uma regra, devendo ser analisado cada caso, e, bem como, que seja feita a devida adaptação da criança no ambiente residencial paterno, sem que haja quaisquer transtornos ou traumas para o filho.