top of page
  • Dra. Adriane Felix

Na guarda compartilhada o pai não precisa pagar pensão?

Atualizado: 7 de mar.

Tudo o que envolve a guarda compartilhada parece um bicho de sete cabeças para muitas pessoas, principalmente quando são ameaçados (as) por aquele ou aquela que tem o dever de pagar pensão, no qual avisa que pedirá a guarda compartilhada do filho para não pagar pensão, mas... será que isso é possível?


Inicialmente eu preciso que você compreenda que a obrigatoriedade de pagar a pensão, nada tem a ver com a modalidade de guarda do filho, haja vista que a guarda, seja unilateral ou compartilhada irá determinar apenas a relação dos cuidados entre os filhos, as tomadas de decisões em todos os assuntos inerentes a criança.


Feito isso, afirmo que ambos os pais têm o dever de sustento de seus filhos na medida de seus recursos, e, aquele ou aquela que não mora com o filho tem o dever de prestar o encargo alimentar, independente se a guarda da criança for compartilhada ou unilateral.


Assim, solicitar a guarda compartilhada do filho não incidirá no não pagamento da pensão, vez que esta permanecerá sendo devida por aquele que possui o encargo alimentar, no qual auxiliará na proporção de sua possibilidade, e visando a necessidade da criança.


Caso você esteja sendo ameaçado (a), não se preocupe, o fato de haver a guarda compartilhada do filho entre os genitores, não exime a responsabilidade de quem não mora efetivamente com o filho de pagar a pensão, e, caso isso ocorra, é plenamente possível executar o devedor da pensão, incidindo inclusive a prisão civil pelo inadimplemento.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está logo abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @adrianefelixadv.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:


Outros textos que possam ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page