• Dra. Adriane Felix

Na guarda compartilhada o pai não precisa pagar pensão?

Atualizado: 7 de abr.

Olá! Tudo bem com você? Eu sei que tudo o que envolve a guarda compartilhada parece um bicho de sete cabeças para muitas pessoas, principalmente quando são ameaçados (as) por aquele ou aquela que tem o dever de pagar pensão, no qual avisa que pedirá a guarda compartilhada do filho para não pagar pensão, mas.... será que isso é possível? Se você Se você chegou até aqui, possivelmente esteja passando por essa situação, ou conheça alguém que esteja, não é mesmo?!?! Então, compartilha esse texto agora mesmo.



(imagem meramente ilustrativa retirada do canva)


Bom, vamos lá!


Inicialmente eu preciso que você compreenda que a obrigatoriedade de pagar a pensão, nada tem a ver com a modalidade de guarda do filho, haja vista que a guarda, seja unilateral ou compartilhada irá determinar apenas a relação dos cuidados entre os filhos, as tomadas de decisões em todos os assuntos inerentes a criança.


Feito isso, afirmo que ambos os pais têm o dever de sustento de seus filhos na medida de seus recursos, e, aquele ou aquela que não mora com o filho tem o dever de prestar o encargo alimentar, independente se a guarda da criança ser compartilhada ou unilateral.


Assim, solicitar a guarda compartilhada do filho não incidirá no não pagamento da pensão, vez que esta permanecerá sendo devida por aquele que possui o encargo alimentar, no qual auxiliará na proporção de sua possibilidade, e visando a necessidade da criança.


Caso você esteja sendo ameaçado (a), não se preocupe, o fato de haver a guarda compartilhada do filho entre os genitores, não exime a responsabilidade de quem não mora efetivamente com o filho de pagar a pensão, e, caso isso ocorra, é plenamente possível executar o devedor da pensão, incidindo inclusive a prisão civil pelo inadimplemento.


Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está logo abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @adrianefelixadv.


Escrito por:



Outros textos que possam ser do seu interesse:


- O que é guarda? Quais são suas espécies?

- O que é pensão alimentícia e quem tem o dever de pagar ?

- Meu filho já tem mais de 24 anos, como parar de pagar a pensão?

- A pensão alimentícia pode ser paga de outra forma?

Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!
arrow&v

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.