top of page
  • Dra. Adriane Felix

Quando e como é feita a revisão da pensão alimentícia?

Atualizado: 7 de mar.

Você sabia que a revisão de pensão pode ser solicitada a qualquer momento ? Isso mesmo, a pensão pode ser revista a qualquer momento, no entanto, este é um tema ainda desconhecido por muitas pessoas, pois muitos não sabem o que fazer caso haja alteração na situação financeira de quem tem o dever de prestar alimentos.



1. Quando posso pedir a revisão de alimentos?

A revisão da pensão alimentícia pode ser solicitada a qualquer momento, basta apenas que haja alteração nas condições financeiras do alimentante, podendo ainda ser revista tanto para majoração, quanto para diminuição do valor pago.

1.1 Quem pode solicitar a revisão de pensão?

Destaca-se que, a revisão pode ser solicitada tanto por quem recebe a pensão, como por quem tem o dever de arcar com o encargo alimentar, contudo, deverá ser realizada judicialmente.


Salienta-se ainda que, se aquele que necessita dos alimentos, solicitar a majoração da pensão alimentícia, este, deverá comprovar que aquele que possui o dever de prestar alimentos, teve aumento em seus rendimentos, seja por ter ocorrido um aumento salarial, ou, qualquer outra situação que tenha majorado a situação financeira daquele que possui o encargo alimentar.


O mesmo ocorre caso aquele que efetivamente paga os alimentos, tiver o interesse em diminuir o valor que paga de pensão, assim, deverá comprovar que teve uma diminuição em sua renda, seja por haver uma troca de trabalho, cujo salário é menor, ou qualquer outro motivo.


No mais, a pensão alimentícia atende o binômio necessidade x possibilidade, onde sempre deverá ser levada em consideração a necessidade daquele que recebe os alimentos, e a possibilidade daquele que tem o dever de prestar alimentos.


Ressalta-se ainda que, pode haver uma alteração na situação financeira do alimentando, o qual ele não mais necessite dos alimentos que lhes são prestados, assim, poderá ocorrer inclusive a extinção da obrigatoriedade de prestar alimentos.

2. Como fazer a revisão da pensão?

Quando ocorrem as situações mencionadas no tópico anterior, sendo a mais corriqueira a alteração salarial, muitos não sabem como agir para que a pensão seja revista, portanto, explicaremos aqui para que não fiquem com dúvidas, basta apenas contratar um advogado, ou, defensor público para que ele com a ação revisional de alimentos, onde serão apresentadas as provas para a diminuição ou majoração dos valores, e assim, o juízo irá determinar.


3. Informações adicionais

  • A ação de revisão de alimentos possui rito especial, ou seja, baseia-se na Lei 5.478/68 e no Código de Processo Civil.


  • Com base no art. 53, inciso II do CPC, o foro competente para este tipo de ação, é o domicílio daquele que necessita dos alimentos, assim, a ação deverá ser distribuída de forma autônoma em uma das Varas da Família e Sucessões do foro do domicílio do alimentante.


  • Com base no art. 178, inciso II do CPC, a intervenção do Ministério Público é obrigatória.


  • Com base no art. 292, inciso III e §3º do CPC, o valor da causa corresponderá à soma do valor anual a ser solicitado como pagamento da pensão alimentícia.


  • Com base no art. 13, §2º da Lei 5.478/68, os efeitos da sentença retroagem à data da citação.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está logo abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @adrianefelixadv.




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page