top of page
  • Dra. Adriane Felix

Como cobrar a pensão se eu não sei o endereço do pai do meu filho?

Atualizado: 13 de mai.

O pai sumir supostamente sem deixar rastros é mais comum do que se pensa, no entanto, a mãe se sente perdida sem saber se entra com uma ação para que o mesmo possa ajudá-la no sustento dos filhos ou não, afinal, não se sabe o paradeiro do genitor, mas, sabia que é possível entrar com a ação sem saber exatamente o endereço do papai? Não?!?! Então esse texto é para você!


Quando entramos com uma ação, o ideal é já ter todos os dados importantes da parte contrária, dentre eles o endereço, pois isso pode tornar o processo um pouco mais rápido, vez que o pai precisa ser citado/intimado da ação para que apresente sua defesa na ação.


Sem a citação/intimação da parte contrária o processo pode demorar um pouco mais para seguir, porém se você não tiver alguns dados e principalmente o endereço, mantenha a calma e não se desespere, pois há meios tanto extrajudiciais como judiciais que podem ajudar na localização do endereço do genitor.


A princípio é possível fazer uma busca no nome completo do genitor pela internet, preferencialmente com o nome entre aspas, exemplo: “fulano de tal”, em alguns casos é possível que o google localize informações que possam nos ajudar a chegar a localização do mesmo.


Além disso, é possível tentar localizar o endereço, inserindo o nome completo e/ou documentos junto há alguns sistemas, e, site de tribunais, assim eventualmente é possível localizar processos em que o papai possa figurar como parte, e, analisando o processo podemos chegar a localizar um endereço passível de encontrá-lo, seja endereço residencial, ou até mesmo profissional.


Ainda assim se não for possível localizar o endereço do mesmo, é possível ingressar com a ação judicial e informar ao juiz que desconhece a localização do genitor, e solicitar que sejam expedidos ofícios por exemplo às empresas de telefonia (TIM/VIVO/CLARO/OI/NEXTEL, etc.), empresas de contas de consumo (distribuidora de água, luz, etc.), instituições financeiras físicas e virtuais (Bradesco/Itaú/Santander/Neon/Nubank/C6Bank/PicPay, etc.), sites de venda de produtos, aplicativos de entregas ou de solicitação motorista (Ifood, Uber eats, Uber, 99, in drive, shopee, shein, etc.), sistemas judiciais (Bacenjud, Infojud, Renajud, etc) dentre inúmeras outras tentativas, com o intuito de localizar endereços cadastrados do genitor.


Assim, independentemente de você, mamãe, ter ou não o endereço do genitor, é possível entrar com um processo judicial pleiteando os alimentos ao seu filho, no e