top of page
  • Dra. Adriane Felix

Como cobrar a pensão se eu não sei o endereço do pai do meu filho?

Atualizado: 8 de mar.


Quando entramos com uma ação, o ideal é já ter todos os dados importantes da parte contrária, dentre eles o endereço, pois isso pode tornar o processo um pouco mais rápido, vez que o pai precisa ser citado/intimado da ação para que apresente sua defesa na ação.


Sem a citação/intimação da parte contrária o processo pode demorar um pouco mais para seguir, porém se você não tiver alguns dados e principalmente o endereço, mantenha a calma e não se desespere, pois há meios tanto extrajudiciais como judiciais que podem ajudar na localização do endereço do genitor.


A princípio é possível fazer uma busca no nome completo do genitor pela internet, preferencialmente com o nome entre aspas, exemplo: “fulano de tal”, em alguns casos é possível que o google localize informações que possam nos ajudar a chegar à localização.


Além disso, é possível tentar localizar o endereço, inserindo o nome completo e/ou documentos junto há alguns sistemas, e, site de tribunais, assim eventualmente é possível localizar processos em que o papai possa figurar como parte, e, analisando o processo podemos chegar a localizar um endereço passível de encontrá-lo, seja endereço residencial, ou até mesmo profissional.


Ainda assim se não for possível localizar o endereço do mesmo, é possível ingressar com a ação judicial e informar ao juiz que desconhece a localização do genitor, e solicitar que sejam expedidos ofícios por exemplo às empresas de telefonia (Tim/Vivo/Claro/Oi/Nextel etc.), empresas de contas de consumo (distribuidora de água, luz, etc.), instituições financeiras físicas e virtuais (Bradesco/Itaú/Santander/Neon/Nubank/C6Bank/PicPay etc.), sites de venda de produtos, aplicativos de entregas ou de solicitação motorista (Ifood, Uber eats, Uber, 99, in drive, shopee, shein, etc.), sistemas judiciais (Bacenjud, Infojud, Renajud, etc) dentre inúmeras outras tentativas, com o intuito de localizar endereços cadastrados do genitor.


Assim, independentemente de você, mamãe, ter ou não o endereço do genitor, é possível entrar com um processo judicial pleiteando os alimentos ao seu filho, no entanto, deve estar ciente que o procedimento poderá ser um pouco mais demorado, haja vista ser necessária a localização.


Ademais, é importante frisar que o procedimento de busca de endereço deve ser feito em conjunto entre cliente e advogado, pois mesmo havendo ferramentas que auxiliem na busca, podem ser localizados endereços antigos, restando infrutífera a localização, assim a mamãe pode vir a lembrar de algum endereço e/ou algum aplicativo em que o mesmo possa ter fornecido seus dados para auxiliar e aumentar as chances de êxito nas buscas.

 

Se você está com algum problema relacionado a ter que cobrar pensão alimentícia e não sabe o endereço do pai, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que ou também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:

Leia também:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page