top of page
  • Dra. Adriane Felix

O pai não paga pensão, posso proibi-lo de visitar o filho?

Atualizado: 7 de mar.

O pai não paga pensão, posso proibi-lo de visitar o filho? Muitas pessoas vinculam o não pagamento de pensão alimentícia, com a impossibilidade de deixar o pai ter um contato físico com o filho, estamos aqui para ajudá-lo (a) a compreender sobre o assunto.



1. Pensão Alimentícia

Pensão alimentícia é o pagamento da verba necessária para manter o mínimo de subsistência de quem necessita, neste caso, do filho.


A pensão pode ser paga em dinheiro propriamente dito, como também em vestimenta, remédios, alimentos, pagamento de convênio médico e etc.


Neste caso, estamos falando do pagamento de pensão ao filho menor, onde o pai tem o encargo de pagar os alimentos, onde o direito aos alimentos é irrenunciável, pessoal, intransferível, onde o objetivo principal é manter a vida do filho.


2. Quem não paga pensão tem direito de ver o filho?

Sim. O fato de não haver o pagamento da pensão, não exime do direito da criança ou do adolescente em ter contato com ambos os pais, pois o objetivo é sempre ter o bom convívio familiar, mesmo com os pais separados.


Ter contato com ambos os pais é extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento físico e psicológico do menor, sendo-lhe assegurado este direito no art. 19,§4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, vejamos:


“§ 4o Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial”.

Claro que o não é correto deixar de pagar os alimentos ao filho, pois assim, sua subsistência estará comprometida, assim, há outros meios de realizar a cobrança da pensão que não vem sendo paga, através da execução de alimentos, podendo inclusive ocasionar na prisão civil do devedor de alimentos.


Contudo, mesmo sem pagar a pensão alimentícia, o devedor tem direito sim de ter contato físico com o filho, pois proibir o filho de ter contato com o genitor devedor poderá ocasionar na alienação parental, o que não é permitido, pois, tira o filho do convívio de um dos pais.



2.1 Alienação Parental

Ocorre alienação parental quando aquele que detém a responsabilidade do menor, impede a convivência da criança ou adolescente com um dos genitores, causando-lhe interferência na formação psicológica deste.



“Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”.

Assim, é possível perceber que a prática da alienação parental fere direito fundamental da criança e do adolescente, que é ter uma relação familiar saudável, para que possa adquirir um bom desempenho físico e psicológico, e saber que mesmo separados, ambos os pais possuem respeito, amor e carinho consigo.

2.2 O que acontece se for constatada a alienação parental?

Caso seja constatada a prática da alienação parental, o juiz, poderá advertir a pessoa que está realizando a alienação, aumentar o período de convivência com o genitor prejudicado, estipular multa, determinar que aquele que pratica a alienação seja submetido à acompanhamentos psicológicos, como também poderá determinar a alteração ou inversão da guarda do menor, conforme consta no art. 6º da Lei 11.318/10 que dispõe sobre a alienação parental.

3. Conclusão

Ante o exposto, percebemos que mesmo o pai deixando de pagar a pensão ao filho, o mesmo não poderá ser penalizado com a impossibilidade de visitar, prestar auxílio, atribuir amor, carinho, respeito e dedicação ao menor.


O que pode ser feito neste caso, é executar os valores das pensões em atraso, e jamais proibir a criança de ter contato com o pai, pois essa conduta, é extremamente prejudicial ao desenvolvimento sadio da criança ou do adolescente, devendo sempre pensar no bem estar moral e social do menor.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!



E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está logo abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @adrianefelixadv.




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:


Leia também:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page