top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Vendedor mora com alguém. A pessoa também tem que assinar na venda do imóvel?

Atualizado: 7 de mar.

(imagem retirada do site canva)


É bem comum um casal viver como se fossem casados, apesar de não serem casados oficialmente. Se preencher os requisitos previstos em lei, é o que chamamos de união estável.


No caso de uma união estável, deve ser observado alguns pontos para que não sejam cometidos erros na hora de assinar a venda do imóvel.


1 Qual é o regime de bens?

Se o casal não fez nenhum documento tratando sobre o regime de bens, de acordo com artigo 1.725 do Código Civil, se aplica às regras do regime de comunhão parcial de bens.


Portanto, com a comunhão parcial de bens, tudo que foi adquirido durante a união pertence ao casal. Ou seja, se o imóvel foi comprado durante a união estável, mesmo que esteja apenas o nome de um na matrícula, o imóvel pertence ao casal.


2 Quem deve assinar na venda do imóvel?

Conforme já vimos, sendo caso de regime de comunhão parcial de bens e o imóvel foi adquirido durante a união, o imóvel pertence ao casal.


Assim, mesmo que conste apenas o nome de um dos dois na matrícula do imóvel, os dois devem assinar a venda do imóvel.


Se o comprador não tomar este cuidado, por exemplo, pode depois o companheiro aparecer e informar que a metade do imóvel é dele, já que não assinou a venda.


Assim, por prudência, deve apurar se o vendedor vive em união estável e, independente de quando foi adquirido o imóvel, que a venda tenha a assinatura do companheiro também.


Fonte:

SILVA, Bruno de Mattos e. Compra de imóveis: aspectos jurídicos, cautelas devidas e análise de riscos. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2021.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:




Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page