top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Quem paga a escritura de compra e venda?

Atualizado: 7 de mar.

(imagem retirada do site canva)


No momento da compra e venda de um imóvel pode surgir uma dúvida: quem deve pagar a escritura de compra e venda?


O costume é que o comprador arque com todo o valor da escritura de compra e venda. Além de ser um costume, a lei prevê que se não houver uma previsão ao contrário, o comprador é quem deve pagar tais gastos.


Isso é o que diz o artigo 490 do Código Civil. Vejamos:


Art. 490. Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradição.

Observemos que, a lei não estipula de que é uma obrigação somente do comprador, ela deixa em aberto que as partes no contrato combinem algo diferente. Assim, se no contrato nada falar sobre, será do comprador a responsabilidade.


Desta maneira, fica livre para que as partes negociem o pagamento da escritura, podendo estipular, por exemplo, que o vendedor irá pagar a escritura ou que o comprador e vendedor irão dividir o pagamento da escritura.


Sabendo disso, pode o comprador no momento da compra tentar negociar essa questão do pagamento da escritura. Um acordo nesse sentido pode ajudar ambas as partes, já que o comprador conseguirá fazer logo a transferência do imóvel e o vendedor também já consegue tirar o imóvel do seu nome.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta


Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:

Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page