top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Comprei um imóvel e não constava indisponibilidade na matrícula

Atualizado: 7 de mar.

(imagem retirada do site canva)


O provimento 39/2014 do CNJ é o responsável pela Central Nacional de Indisponibilidade de bens (CNIB). Essa central recebe a comunicação de indisponibilidade de bens imóveis, tal comunicado de indisponibilidade deve ser averbada na matrícula, que constará o seguinte:




A central foi criada para dar segurança, já que um problema comum era que não era averbada na matrícula a indisponibilidade.


Hoje, no momento da escritura não basta apenas consultar a matrícula para verificar a questão da indisponibilidade de bens, o tabelião de notas deve consultar o CNIB. Veja que, estamos falando de algo que o tabelião é obrigado a fazer.


Assim, se foi feita uma escritura e não consta na matrícula a indisponibilidade, se o tabelião descumprir sua obrigação de consultar o CNIB poderá ser responsabilizado se quem está comprando o imóvel sofrer algum prejuízo. Também poderá ser responsabilizado o Registrador se deixou de averbar a indisponibilidade na matrícula.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:



Alguns textos sobre matrícula e cuidados na compra de imóvel que podem ser do seu interesse:

Comentários


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page