top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Procuração para a venda de imóvel: 5 cuidados que você deve ter

Atualizado: 7 de mar.


(imagem retirada do site canva)


Quem trabalha com o mercado imobiliário já deve ter visto a situação em que foi apresentada a procuração para a venda de imóvel.


No momento da compra é importante que o comprador e quem esteja intermediando o negócio tenha atenção com a procuração. Pensando nisso vamos apresentar 5 cuidados que você deve ter com a procuração no momento da compra de um imóvel.


1) Observe se a procuração é pública

A procuração para a venda de imóvel deve ser pública, já que o artigo 657 do Código Civil exige que a procuração deve ser feita da mesma maneira que deve ser feita a compra e venda do imóvel (por instrumento público - escritura).


Assim, deve ser apresentada procuração que foi feita no cartório de notas (Tabelião de Notas).


2) Verifique se o vendedor ainda está vivo

Sendo apresentada a procuração pública deve ser verificado se o vendedor ainda está vivo e o motivo é bem simples: após a morte a procuração perde sua eficácia.


Portanto, se o vendedor já faleceu não pode ser usada a procuração para vender o imóvel.


3) Descubra se a procuração ainda é válida

Não basta a parte apresentar uma procuração, é necessário diligenciar para saber se a procuração ainda é válida, o que significa dizer que, precisa ser verificado se não foi revogada a procuração.


E como é feito isso? É necessário ir ao cartório em que foi feita a procuração e solicitar uma certidão atualizada da procuração, na certidão constará se a procuração não foi revogada.


4) Examine os poderes que estão na procuração

Para que seja utilizada a procuração para a venda de imóvel deve constar expressamente o poder para vender o imóvel. Deve constar na procuração a descrição do imóvel que irá ser vendido.


Para evitar problemas futuros, é aconselhável que na procuração esteja expresso o valor para a venda do imóvel ou pelo menos estabelecer valor máximo e mínimo para o negócio.


Além do poder para vender o imóvel, a procuração deve ter os seguintes poderes: transferência da posse, e transferência da propriedade, para isso autorizando que pratique todos os atos necessários para que ocorra a transferência.


Se o valor for pago ao procurador, deverá constar expresso na procuração o poder para receber e dar quitação. Muita atenção com essa parte, só pague para quem está representando o vendedor se constar esse poder expresso na procuração.


E cuidado com a pegadinha, apesar de parecer ser a mesma coisa estamos diante de poderes diferente:


  • poder de receber e dar quitação: o procurador pode receber o valor correspondente à compra do imóvel.

  • poder de dar e receber quitação: o procurador não pode receber o valor.

5) Verifique se a procuração é verdadeira

Caso tenha sido entregue a procuração e a certidão, por cautela é recomendável que verifique se são verdadeiras. E isso pode ser feito de duas maneiras:


  • entrando em contato com o cartório que fez a procuração.

  • consultando se o selo da procuração é verdadeiro. Aqui eu ensino como fazer isso.


Fonte:

SILVA, Bruno de Mattos e. Compra de imóveis: aspectos jurídicos, cautelas devidas e análise de riscos, 13. ed. São Paulo: Atlas, 2021.


 

Agora você já sabe quais são os cuidados que deve ter com a procuração na venda de imóvel. Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode me mandar um e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br.


Gostou do texto? Compartilhe com quem trabalha com o mercado imobiliário ou com quem está pensando em comprar um imóvel.


* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta



Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page