• Dra. Adriane Felix

A pensão alimentícia deve ser descontada do 13º salário?

Atualizado: há 7 dias

Conforme o final do ano vai se aproximando, as dúvidas sobre o desconto da pensão alimentícia vão surgindo não é mesmo? Será que a pensão deve ser descontada do 13º salário? Você tem essa dúvida? Então leia esse artigo agora mesmo.



Via de regra a pensão é determinada com base no salário líquido do alimentante (quem paga a pensão), caso este possua emprego formal, devidamente registrado em carteira, ou, caso o alimentante esteja desempregado ou exercendo atividade informal, sem registro em carteira, é determinado um percentual correspondente ao salário mínimo nacional vigente.


É importante informar que, todo e qualquer rendimento que o alimentante venha a receber, pode ser considerado para fins de pensão alimentícia, no entanto, deve ser observado se no acordo homologado entre as partes, ou na sentença judicial consta que a pensão incidirá sobre todas as verbas recebidas ou se haverá alguma exceção no seu caso especificamente.


Deste modo, a pensão alimentícia pode incidir sim sobre o 13º salário recebido pelo alimentante, podendo inclusive ser descontada direto da folha de pagamentos do genitor(a) que possuir o encargo da contraprestação alimentícia ao filho, desde que conste essa informação do acordo homologado ou na decisão judicial.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está logo abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @adrianefelixadv.



Escrito por:

Leia também:




Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!
arrow&v

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.