top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

O que fazer quando um dos herdeiros não concorda com a venda do bem?

Atualizado: 24 de abr.

A herança muitas vezes acaba virando um problema para as famílias (infelizmente). As vezes o problema com a herança está no momento em fazer o inventário e já em outras está após o inventário, sendo que alguns herdeiros querem vender e outros não querem.


Como pode ser resolvido essa questão de um dos herdeiros não concordar com a venda do bem?



Nesta situação que os herdeiros passam a ser donos do imóvel, existindo mais de um proprietário temos o que chamamos de condomínio (não estamos falando de prédio, ok?).


A lei fala que ninguém é obrigado a permanecer em condomínio se assim não quiser, pode ser adotada as seguintes medidas:


  • Oferecer a sua parte sobre o imóvel para os demais herdeiros ou pedir a sua divisão.

  • Caso não haja consenso, entrar com a ação de divisão do imóvel ou com a ação de extinção de condomínio.


Vejamos que, se o imóvel pode ser dividido, como, por exemplo, um terreno, será pedida a sua divisão. Mas atenção, quando falamos na possibilidade de divisão, temos que observar se a divisão atende os requisitos presente nas normas municipais.


Por exemplo, se a legislação prevê que cada terreno tem que ter no mínimo 125 m², na divisão não poderá o terreno ficar com menos de 125 m², sendo, assim, impossível a sua divisão.


A questão da extinção do condomínio será em realizar a venda do imóvel judicialmente, por meio de um leilão. O dinheiro obtido no leilão será dividido entre os herdeiros.


Por fim, uma coisa que deve ser observada pelos herdeiros é o direito real de habitação da(o) viú

va(o). Existe o direito real de habitação se: o imóvel for o único que foi deixado, se era usada como moradia do casal e se o imóvel fosse exclusivo do(a) falecido(a) ou fosse do falecido(a) e da(o) viúva(o).


Preenchido os requisitos do direito real de habitação, a(o) viúva(o) tem o direito de morar no imóvel, mesmo que os demais herdeiros não concordem.


 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que está escrito no texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix. Se a sua dúvida é em razão de estar por estar passando por essa situação e quer saber como agir ou quais são os seus direitos, procure um advogado de sua confiança para contratar uma consulta para que seja analisado o seu caso e prestada a orientação jurídica de como agir.






Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:



Bình luận


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page