top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Quantos dias a imobiliária tem para devolver a caução?

Atualizado: 8 de mar.

A caução em dinheiro é uma das garantias permitidas na lei da locação de imóveis e, provavelmente, é a garantia mais usada, pela dificuldade em conseguir um fiador ou por o seguro de fiança ser muito caro.


Um dos problemas mais comuns da caução acontece com o fim do contrato, que é a questão da devolução da caução.



1 O que é a caução em dinheiro?

Como já falamos anteriormente, a caução em dinheiro é uma das modalidades de garantia do contrato de locação que a lei permite ser usada.


A caução em dinheiro pode corresponder no máximo a 3 (três) aluguéis e que, em regra deve ser devolvido atualizado após o fim do contrato.


Se o contrato tiver previsão expressa, poderá a caução ser usada para abater os débitos existentes, caso haja acordo entre as partes.


2 Quantos dias a imobiliária ou o proprietário tem para devolver a caução?

Não existe um prazo específico para a devolução da caução na lei, portanto dependerá de cada caso. O recomendado é que após a vistoria de saída e constatado que não existe nenhuma pendência, seja relacionado ao imóvel ou em relação aos aluguéis, seja devolvida a caução devidamente atualizada.


3 O que fazer se não for devolvida a caução?

Caso não consiga resolver a questão amigavelmente, deverá entrar com processo para pedir a devolução da caução. Não esqueça de verificar o que diz o contrato de quem será responsável em fazer a devolução do valor da caução: se é o do proprietário ou da imobiliária.


 

Se você está com algum problema relacionado com a devolução da caução, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato com nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix ou no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:

Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page