top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Inquilino pode ter nome protestado ou negativado?

Atualizado: 8 de mar.

Uma dúvida que corretores, imobiliárias, locadores e os próprios locatários podem ter é: em caso de não pagamento do aluguel e acessórios, o inquilino pode ter o nome protestado ou negativado?



1 Protesto do nome do inquilino

Como contrato de locação é visto pela lei como título executivo, pode o contrato ser protestado em caso de não pagamento do aluguel e acessórios pontualmente.


Portanto, com um dia de atraso pode o nome do inquilino ser levado ao cartório de protesto. Porém, só será protestado o débito referente ao não pagamento do aluguel e acessórios, outros débitos relacionados do contrato de locação podem ser protestados.


2 Negativação do nome do inquilino

Caso não haja o pagamento do aluguel e acessórios no dia estipulado o nome do inquilino pode ser negativado. Um dia já é considerado atraso e pode o nome ser negativado.


Mas atenção, para que seja possível a negativação deve haver cláusula no contrato autorizando que seja feito isso em caso de não pagamento.


Além disso, é necessário observar se existe alguma lei municipal ou estadual que crie regras para a negativação do nome dos devedores.


Vejamos alguns cuidados que você deve ter além da cláusula do contrato:


  • Só negativar se for por falta de pagamento do aluguel e acessórios, outros valores não devem ser negativados, por exemplo, reparos do imóvel.

  • Se houver discussão do valor na justiça, só negativa quando houver autorização do juiz.

 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page