• Dra. Tatiane Rodrigues

Você sabe se seu imóvel está regular?

Atualizado: 15 de dez. de 2021




Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, metade dos imóveis no Brasil estão irregulares, o que corresponde a 30 milhões de imóveis. E o seu imóvel, faz parte desses 30 milhões de imóveis?


Você não sabe dizer se o seu imóvel está regular? Então vamos te ajudar a saber se seu imóvel está ou não regular.




1 Afinal, o que é um imóvel regular?


Provavelmente você já ouviu falar que só é dono quem registra o imóvel. Isso significa dizer que, só quem procura o Registro de Imóveis com a escritura, sentença ou, dependendo do caso, com o contrato é que você se torna dono do imóvel.


Também tem a questão que algumas alterações na estrutura do imóvel devem ser apresentadas no Registro de Imóveis para que conste na matrícula. Por exemplo, quando é feita a construção em um terreno, deve ser realizada a averbação da construção para que passe na matrícula constar que existe uma casa no terreno.


O imóvel regular é aquele que está devidamente atualizado no Registro de Imóveis, ou seja, que conste quem realmente é o proprietário do imóvel e bem como esteja atualizado na questão de existir alguma construção ou não no imóvel.



2 Questionário para você saber se o seu imóvel está regular


Para saber se o seu imóvel está regular você vai precisar da matrícula atualizada do seu imóvel e responder às seguintes perguntas:


a) O seu nome consta na matrícula do imóvel como proprietário do imóvel?


b) A descrição do imóvel na matrícula do imóvel corresponde ao estado atual do imóvel (inclusive a metragem)?


Se as duas respostas foram sim, você pode ficar tranquilo, seu imóvel está regular. Agora se as duas respostas ou uma foi não, seu imóvel está irregular e você precisa regularizar.


Para regularizar o imóvel vai depender da situação em concreto, cada situação tem um caminho a seguir.





Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.



Escrito por:






Alguns textos sobre matrícula, imóvel irregular e escritura que podem ser do seu interesse:




Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!
arrow&v

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.