top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Quais são os riscos de não registrar o imóvel?

Atualizado: 6 de mar.


(imagem retirada do site canva)


Algumas pessoas pensam que basta apenas assinar o contrato ou a escritura para se tornarem donos do imóvel. Ocorre que, quando falamos em imóvel, a lei impõe que é necessário o registro do negócio na matrícula.


É aquela famosa frase: só é dono do imóvel quem registra.


Muitas pessoas deixam de fazer o registro do imóvel, seja por falta de dinheiro ou por desconhecimento da lei. E você, registrou o seu imóvel? Sabe quais são os riscos de não registrar?


Enquanto não há o registro da compra do imóvel, para a lei e para a sociedade em geral, o dono do imóvel é quem consta na matrícula. Então vamos imaginar a seguinte situação:


Em 09 de abril de 2016 você pagou o valor de R$ 400.000,00 na compra da casa do João, inclusive assinaram a escritura, porém você não registrou a compra da casa. Em 2018 João começa a ter graves problemas financeiros e descobre que até hoje você não registrou a compra do imóvel, João agindo de má-fé vende o imóvel para Maria. Ela pagou o valor pedido por João, assinou a escritura e em 09 de abril de 2018 levou a escritura para o registro, neste momento Maria tornou-se dona da casa. Maria comprou o imóvel de boa-fé, já que na matrícula consta como proprietário João, portanto, neste caso você acaba de perder o imóvel para a Maria.

Você pode estar pensando que isso é um absurdo, mas a verdade é que essa situação é comum de acontecer.


Na situação narrada acima, existe uma grande chance da pessoa que não registrou o imóvel perdê-lo para uma terceira pessoa.


Queremos alertar que um dos riscos do não registro da compra é o vendedor vender o imóvel para uma outra pessoa, mesmo você já ter pago todo o valor.


Um outro risco que envolve a falta de registro é quando o vendedor possui dívidas, neste caso podem os credores pedirem a penhora do imóvel e levá-lo a leilão, portanto, novamente há uma grande chance do comprador que não registrou perder o imóvel.


Ainda, pode acontecer uma desapropriação no imóvel, se você comprou e não registrou pode ter sério problema para receber a indenização.


É para evitar estes riscos e outros transtornos que é imprescindível que seja feito o registro do imóvel.



 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!



E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está logo abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page