top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Cláusula de inalienabilidade, incomunicabilidade e impenhorabilidade impede a venda do imóvel?

Atualizado: 8 de mar.



Alguns imóveis possuem na sua descrição algumas dessas cláusulas: inalienabilidade, incomunicabilidade e impenhorabilidade. Podem ter algumas ou todas estas cláusulas juntas, é necessário entender o que significa cada uma e se é impedida a venda ou não.


1 O que significa cada cláusula?

1.1 Cláusula de inalienabilidade

O imóvel que contém a cláusula de inalienabilidade está proibido de ser vendido. Esta proibição pode ser por um período ou ser permanente. Por exemplo, pode ser colocada que a cláusula de inalienabilidade irá durar por 20 anos.


É muito comum quando os pais doam um imóvel ao filho que coloquem a cláusula de inalienabilidade no imóvel, para impedir que o filho se desfaça do bem e fique sem nada. Ressalta-se que, quando falando em inalienabilidade não estamos falando apenas em venda, mas também implica em qualquer outro que desfaça do bem, por exemplo, doação.


Todo imóvel que possui a cláusula de inalienabilidade também é impenhorável e incomunicável, de acordo com o que determina o art. 1.911 do Código Civil:

Art. 1.911. A cláusula de inalienabilidade, imposta aos bens por ato de liberalidade, implica impenhorabilidade e incomunicabilidade.

1.2 Cláusula de incomunicabilidade

A cláusula de incomunicabilidade impede que o bem se comunique em caso de casamento, não importando qual o regime de bens que é adotado pelo casal. Por exemplo, se os pais querem doar um bem para o filho, mas querem assegurar que o imóvel não ficará com a esposa do filho, ao fazer a doação podem colocar a cláusula de incomunicabilidade e a esposa não terá nenhum direito sobre o bem.


1.3 Cláusula de impenhorabilidade

A cláusula de impenhorabilidade impede que o imóvel seja penhorado por dívidas. Essa proteção se aplica a quase todas os tipos de dívidas, exceto quando se tratar de dívidas do próprio imóvel, isso é o que diz o artigo 833 do Código de Processo Civil:


Art. 833. São impenhoráveis:
I - os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução; [...]
§ 1º A impenhorabilidade não é oponível à execução de dívida relativa ao próprio bem, inclusive àquela contraída para sua aquisição. [...]

2 Como é inserida tais cláusulas no imóvel?

As cláusulas acima podem ser inseridas no imóvel no momento que é feita a doação ou então estipular isso no testamento, desde que tenha um justo motivo para estipular tais cláusulas.


Quando inseridas na doação do bem, o doador pode retirar tais cláusulas em qualquer momento e já em relação ao testamento, para retirar tais cláusulas deverá ter autorização judicial.


3 O imóvel com cláusula de inalienabilidade?

Caso o proprietário tenha interesse em vender o imóvel que tenha a cláusula de inalienabilidade e não conseguiu o cancelamento da cláusula, é possível vender o imóvel mesmo assim e para isso deverá observar a sub-rogação.


A sub-rogação consiste em ter uma autorização judicial para transferir a cláusula de inalienabilidade para outro imóvel de mesmo valor ou com o dinheiro da venda do imóvel comprar um outro, que terá esta cláusula de inalienabilidade.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page