top of page
  • Dra. Adriane Felix

O que é e como fazer o contrato de namoro?

Atualizado: 8 de fev.


Olá, tudo bem?

Ano novo, tudo novo, roupas novas, emprego novo, namorado(a) novo(a).


Opa, namorado(a) novo(a)????? Hum… esse ano vai comemorar o dia dos namorados coladinho? Porque não realizar um contrato de namoro hein?!?!?!


O que é um contrato de namoro? Como fazer um contrato de namoro? Quais os requisitos? Para que serve um contrato de namoro? É obrigatório?


Esse post é para você ficar por dentro de tudo o que envolve contrato de namoro.



1. O que é o contrato de namoro?

O namoro em si, é realizado através da vontade dos apaixonados em ficarem juntinhos, assim, caso seja da vontade dos dois, independentemente de sexo, crença, raça ou cor é possível realizar um contrato.


O contrato de namoro renúncia a vontade de constituir família com a união estável, bem como, compartilhar bens e obrigações.


É uma forma de reforçar a proteção patrimonial individual dos apaixonados, neste caso, a realização do contrato de namoro afasta qualquer possibilidade de se confundir o namoro com uma união estável, mesmo que os apaixonados optem por morar juntos.


Assim, em caso de término de namoro, não há que se falar em pensão, partilha de bens e herança.


O contrato de namoro em si, é uma forma de reforçar que no momento trata-se apenas de um namoro, onde os apaixonados não possuem direito ao patrimônio um do outro, bem como, não possuem obrig