Construir na casa a sogra é uma boa ideia?

Atualizado: 2 de mar.

Oi, você vai se casar e está com pouca grana para comprar o imóvel próprio? Sua sogra tem um terreno e para “ajudar”, te ofereceu para construir e ir morando até conseguir o seu imóvel próprio? Se você está nessa situação e a dúvida está te corroendo, esse meu texto é exclusivo para você !!!!! Venha conferir.


(Imagem meramente ilustrativa retirada do google)



Antes de qualquer coisa, não fique preocupado, pois você não está sozinho, essa situação é mais comum do que você pensa, principalmente em casais jovens que estão iniciando a vida a dois agora, mas, eu estou aqui para ajudar você.



Sabemos que o sonho da casa própria é um sonho muito comum entre nós brasileiros né?! Mas sabemos também a dificuldade que é para concretizar esse sonho, pois o lado financeiro fica bem apertado nessa fase.



Com isso, os pais no intuito de ajudar seus filhos e noras/genros nessa nova etapa da vida, muitas vezes cedem uma parte do seu terreno para que possam construir e iniciar a vida a dois, sem longos financiamentos, e sem pagar aluguel, afinal, o custo de uma vida a dois é alto, e para que está iniciando, pode ser assustador, pois além do financiamento ou aluguel, há ainda os gastos gerais de uma casa, que muitas vezes não estamos acostumados a pagar quando moramos com os pais, não é verdade?



Mas, será que a boa intenção da sogra em ajudar, é uma boa ideia?



A princípio a proposta é de encher os olhos, pois a economia parece ser grande, mais a longo prazo você vai perceber que construir na casa da sogra na realidade é uma furada.



Claro que não iniciamos uma vida a dois no intuito de terminar, e sim de ser um relacionamento para a vida inteira, contudo, não podemos viver em um conto de fadas e pensar que o "felizes para sempre" será sempre do jeito que a gente imagina, assim, em um relacionamento, temos que pensar em todas as possibilidades possíveis, pois quando se trata da vontade de duas pessoas distintas, podem haver intercorrências durante o percurso, capazes de por fim no relacionamento do casal.



Com isso se inicia complicação de construir na casa da sogra, o que gera uma dor de cabeça horrível aos envolvidos, pois geralmente começa quando o casal já não está mais interessado em permanecer juntos, e optam pela separação, é que os problemas começam de verdade.



Sabe aquela casinha linda que você construiu ou reformou com todo o seu esforço e dedicação no terreno da sua sogrinha amada?



Então, essa casinha NÃO VAI SER SUA !



Aquela casinha perfeita, que você construiu na maior boa vontade, juntando cada centavo para realizar o sonho de ter o seu lar, é da sua sogra. E, se você vier a se separar do seu marido/esposa, você não pode partilhar essa casa, pois ela não é sua.



Ah, Dra., mais eu construí, eu reformei, investi dinheiro ali, como é que fica?



Sinto lhe informa mais a casa não vai ser sua, você não poderá alugar nem vender, mas, você poderá ser ressarcido (a) pelo que foi gasto na construção ou reforma da casa, sendo assim, minha dica é sempre guarde a comprovação dos gastos da reforma ou construção para cobrar seu ex em caso de divórcio.

Mais uma coisinha antes de finalizar esse texto, se a sua sogra falece, a casa continua não sendo sua, e esta entrará na sucessão dos seus sogros, neste caso, você poderá cobrar o valor gasto na construção ou reforma dos herdeiros dos seus sogros.



Ah, mais e se eu não tenho a comprovação do que gastei na construção da minha casa construída no terreno da sogra?



Neste caso, você corre um grande risco de ficar sem a casa e sem o ressarcimento dos gastos que você teve para construir seu lar.



Agora eu te pergunto: Você acha que é uma boa ideia construir no terreno da sogra????



Se esse texto te ajudou, não esqueça de deixar nos comentários o que achou e compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, no whatsapp que está no logo abaixo ou também no meu perfil do instagram @adrianefelixadv.




Escrito por:





Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!
arrow&v

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.