top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

O que não pode faltar se for vendido um imóvel adquirido antes do casamento para comprar outro?

Atualizado: 23 de mar.

Dependendo do regime de bens adotado pelo casal, os bens adquiridos antes do casamento não entram na partilha em caso de divórcio, por ser considerado bem particular.

Caso seja vendido este bem adquirido antes do casamento e comprado outro, é importante colocar cláusula de sub-rogação para que o imóvel adquirido durante a união também seja considerado particular e não seja partilhado em caso de divórcio.


(imagem retirada site Canva)

1 O que cláusula de sub-rogação?

Sub-rogação é o ato de substituir uma coisa por outra. Por exemplo, no caso de imóvel, se vende um imóvel para comprar outro, há a substituição do imóvel.

Portanto, se uma pessoa vende um imóvel que adquiriu antes do casamento e com o dinheiro deste negócio compra um outro imóvel, este continua sendo particular e não é partilhado em caso de divórcio, dependendo do regime de bens do casal.

Em caso de divórcio, é necessário comprovar a sub-rogação, por este motivo é de suma importante constar no contrato e escritura de compra e venda a cláusula de sub-rogação. Nesta cláusula será informado que o imóvel está sendo adquirido com o dinheiro da venda de outro imóvel.

Além de colocar esta cláusula, para não ser contestado posteriormente, deve constar a assinatura do cônjuge no documento.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que está escrito no texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix. Se a sua dúvida é em razão de estar por estar passando por essa situação e quer saber como agir ou quais são os seus direitos, procure um advogado de sua confiança para contratar uma consulta para que seja analisado o seu caso e prestada a orientação jurídica de como agir.


Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page