top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Posso pedir a rescisão do contrato se atrasar a entrega do lote?

Atualizado: 8 de mar.

(imagem retirada do site canva)


Quando ocorre o atraso na entrega do lote um dos direitos que o comprador tem é de pedir a rescisão do contrato, nesta situação a rescisão é por culpa da loteadora.


1 Quando é considerado atraso da entrega do lote?

Antes de procurar a loteadora para pedir a rescisão é necessário verificar se realmente está caracterizado o atraso. Portanto, deve verificar qual o prazo de entrega que consta no contrato de compra do lote.


Lembre-se também que é permitido uma prorrogação de 180 dias entrega, então se no contrato estiver previsto algo em relação a prorrogação, só é considerado atraso após este prazo de prorrogação.


1.1 E se no contrato não tiver nenhum prazo estipulado?

Se no contrato estiver prazo para entrega do lote, será considerado como prazo o de conclusão da obra.


2. A loteadora pode cobrar multa?

Não, a loteadora não pode cobrar multa se a rescisão é por conta do atraso na entrega. Isso porque a rescisão está sendo feita por conta da loteadora, portanto, nesta situação deve ser devolvido todo o valor que foi pago na compra do lote.


Se no contrato estiver que será cobrada multa mesmo nesta situação de atraso da entrega do lote, de acordo com o código de defesa do consumidor esta cláusula é nula.


3. Como deve ser feita a devolução do dinheiro?

A justiça entende que o valor deve ser devolvido à vista, em uma única parcela, além disso o valor deve ser devolvido devidamente atualizado pelo índice que conste no contrato para correção monetária dos valores do preço do lote.


Inclusive, a justiça de São Paulo já afirmou isso em súmula, vejamos:

Súmula 2: A devolução das quantias pagas em contrato de compromisso de compra e venda de imóvel deve ser feita de uma só vez, não se sujeitando à forma de parcelamento prevista para a aquisição.

E no mesmo sentido o STJ:

Súmula 543: Na hipótese de resolução de contrato de promessa de compra e venda de imóvel submetido ao Código de Defesa do Consumidor, deve ocorrer a imediata restituição das parcelas pagas pelo promitente comprador - integralmente, em caso de culpa exclusiva do promitente vendedor/construtor, ou parcialmente, caso tenha sido o comprador quem deu causa ao desfazimento.

4 O que fazer se a loteadora quiser cobrar multa ou devolver o valor de forma parcelada?

Se a loteadora está cobrando multa ou querendo devolver o valor de forma parcelada ela está agindo de forma abusiva, então neste caso será necessário que o comprador entre com processo para pedir a rescisão do contrato e que seja declarada nula as cláusulas contratuais abusivas.


4.1 Terei que continuar pagando as parcelas do lote até o final do processo?

Na hipótese de ser necessário o processo para pedir a rescisão do contrato pode tentar pedir uma liminar para que o juiz suspenda a cobrança das parcelas, neste caso, o juiz poderá determinar que a empresa não poderá cobrar as parcelas e nem negativar o nome do comprador pelo não pagamento das parcelas.


5. Posso pedir a rescisão mesmo estando inadimplente?

Sim, mesmo não estando em dia com o pagamento das parcelas você pode pedir a rescisão do contrato pelo atraso da entrega do lote.


6. Como pedir a rescisão do contrato por causa do atraso da entrega do lote?

Você deve procurar a loteadora e informar a sua intenção de rescindir o contrato pelo atraso na entrega do lote, faça isso preferencialmente por escrito, por exemplo, por e-mail.


Caso a loteadora se negue a fazer a rescisão ou te envie o distrato com cláusulas abusivas, por exemplo, cobrando multa, como já falamos anteriormente, você poderá entrar com processo para pedir a rescisão.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix


* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:




Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page