Dra. Tatiane Rodrigues

1 de mar de 2022

Como fica a comissão do corretor de imóveis em caso de desistência do negócio?

Atualizado: mar 7

(imagem retirada do site canva)

Hoje vamos falar sobre a seguinte situação: o corretor de imóveis aproxima as partes, que demonstram o interesse em fechar o negócio, porém, no momento de finalizar a transação uma das partes desiste e o negócio não é concluído.

O papel principal do corretor de imóveis é aproximar as partes para que seja realizada a compra e venda do imóvel, ou seja, o corretor de imóveis apresenta o negócio e, as partes demonstrando o interesse, começa a ser feito o que é necessário para a conclusão do negócio.

A partir do momento em que as partes concordam com os moldes da negociação e passam para a formalização e finalização da compra e venda, a comissão de corretagem passa a ser devida, mesmo que o negócio não seja finalizado.

Por exemplo, se é feito todas as etapas e quando só falta a assinatura da escritura de compra e venda, o comprador simplesmente não comparece por ter desistido do negócio o corretor de imóveis tem o direito de receber a comissão.

Quando há desistência sem que a culpa seja do corretor de imóveis, ele tem o direito de receber a comissão de corretagem. Quem desistiu será o responsável pelo pagamento da comissão.

Se a desistência aconteceu por conta de alguma atitude do corretor de imóveis, este não terá o direito de receber a comissão. Vejamos algumas situações em que o corretor não terá o direito de receber a comissão:

  • Oculta informações sobre a segurança do negócio, por exemplo, o fato do vendedor ter dívidas e processos judiciais cobrando tais dívidas.

  • Oculta informações importantes sobre o imóvel, por exemplo, que se trata de uma casa sem a averbação da construção.

  • Garantir que o financiamento será aprovado e ao final o banco negar o financiamento.

Atenção, no caso de compra de imóvel na planta, se for exercido o direito de arrependimento não será devida a comissão, inclusive, se houver sido pago algum valor de comissão tal valor deverá ser devolvido. Lembrando que, o direito de arrependimento deve ser exercido em até 7 dias, contados da data da assinatura, desde que o contrato tenha sido assinado no em stand de vendas e fora da sede da incorporadora.


Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


 
Escrito por:

Outros textos que podem te ajudar: