Dra. Tatiane Rodrigues

18 de abr de 2023

Construtora pode cobrar taxa de ligação de serviço público?

Atualizado: mar 8

Atualmente, muitas pessoas têm o sonho ou a vontade de comprar um imóvel. Dentre elas, muitas escolhem comprar imóvel na planta, pela forma de pagamento, que cabe dentro de suas condições financeiras.

O que muitas pessoas que escolhem comprar imóvel na planta não imaginam é que muitas vezes nos contratos de compra existem cobranças indevidas. Trataremos sobre a questão da cobrança da taxa de ligação de serviços, como, por exemplo, água e luz.

1 Construtora ou incorporadora pode cobrar taxa de ligação de serviço público?

Além de todos os valores que são cobrados, a construtora ou incorporadora em determinado pode cobrar a taxa de ligação de serviço público dos compradores, inclusive colocam no contrato cláusula estipulando a cobrança da respectiva taxa.

Existe o entendimento de que, não pode ser cobrada essa taxa de ligação do consumidor, por ser despesa administrativa que deve ser suportada pela incorporadora e construtora, sendo vedado repassar ao comprador. Há também a ideia tais valores para ligações do serviço público já devem estar incluídos no valor do negócio, não podendo cobrar do consumidor o valor.

Portanto, há decisões que deixam claro que não pode ser cobrada a taxa de ligação de serviço público. Vejamos:

Ação de indenização por danos morais e materiais c/c declaratória de nulidade. Compromisso de compra e venda de imóvel. [...] Taxa de ligação descabida. Dever da construtora de entregar o imóvel em condições de habitabilidade. Configurada cláusula abusiva com inserção em contrato de adesão. Aplicabilidade do art. 51, IV e §1º do CDC. Nulidade do adendo contratual. Dano moral não configurado. Precedentes. Recursos providos em parte. (TJSP 1026443-56.2015.8.26.0224). Grifo nosso.
Ação declaratória de nulidade de cláusula cumulada com indenização por danos materiais e morais. [...] TAXA DE LIGAÇÃO inexigível por se tratar de despesa que se insere na contrapartida assumida pela empreendedora e não deve ser repassada ao comprador.[...] Recurso parcialmente provido. (TJSP 1010593-38.2017.8.26.0564). Grifo nosso.
COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA DE BEM IMÓVEL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS. [...] 5.- Taxa de ligação de serviços públicos Cobrança alinhada à edificação do condomínio. Impossibilidade, no caso, de transferência do encargo aos adquirentes. Precedentes (TJSP, Embargos Infringentes nº 1005418-98.2014.8.26.0554/50002, Rel. Des. Ferreira Alves). [...]. HOMOLOGADA A DESISTÊNCIA DO RECURSO APRESENTADO PELO AUTOR, ACOLHENDO-SE, EM PARTE, O RECURSO INTERPOSTO PELA RÉ. (TJSP 1009766-46.2015.8.26.0451). Grifo nosso.
PROMESSA DE COMPRA E VENDA – INDENIZAÇÃO E RESTITUIÇÃO DE VALORES. [...] TAXA DE LIGAÇÃO PARA RECEBIMENTO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS. Cobrança abusiva, mesmo que contratada, pois transfere ao comprador ônus financeiro que está diretamente relacionado à obrigação de entrega do imóvel em plenas condições de uso pela vendedora, e portanto, inerente à atividade empresarial desenvolvida pela ré. RECURSO DA RÉ PARCIALMENTE PROVIDO (TJSP 1015042-94.2014.8.26.0224). Grifo nosso.

As decisões acima têm uma coisa comum: todas reconhecem que é abusiva a cobrança da taxa de ligação de serviço público.

2 O que fazer se for cobrada a taxa de ligação de serviço público?

Se estiver sendo cobrado a taxa de ligação de serviço público, será necessário entrar com processo para pedir que o juiz reconheça que é uma cobrança abusiva, declarando, assim que é indevido a cobrança de tal valor.

Ao juiz reconhecer que é uma cobrança indevida, a empresa não pode mais fazer a cobrança do valor.

2.1E se já foi pago?

Caso tenha sido pago, pode entrar com processo para pedir a devolução do valor que foi pago. Mas atenção ao prazo, você tem o prazo de 5 anos, contado a partir da data do pagamento, para entrar com o processo.


Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:

Outros textos que podem do seu interesse: