top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Perguntas que você deve fazer na compra de imóvel na planta

Atualizado: 7 de mar.



Pensando em auxiliar na compra de um imóvel na planta, montamos uma lista de perguntas que quem está comprando um imóvel na planta deve fazer para o corretor de imóveis antes de assinar o contrato.


As perguntas são para que você tenha noção dos riscos do negócio que está prestes a fazer e que você fique bem informado para decidir se irá continuar ou não com a compra.


As perguntas são:


  1. Qual o seu nome completo e CRECI? - É comum nos stands de vendas os corretores de imóveis usarem apelidos, então questione qual é o nome completo do corretor e o número de inscrição do CRECI (lembrando que, só é corretor de imóveis quem tem inscrição no CRECI).

  2. Se o financiamento não for aprovado, o que acontece? Quais são as minhas alternativas?

  3. A comissão de corretagem é paga mesmo se o financiamento não for aprovado?

  4. Até eu assinar o contrato de financiamento é aplicado correção monetária sobre o saldo devedor? Como terei que pagar essa diferença da correção do saldo?

  5. Será aplicado juros e correção monetária nos valores que terei que pagar futuramente para a incorporadora?

  6. Além dos valores das parcelas devidas e da correção monetária, tem mais algum valor que terei que pagar para a incorporadora?

  7. Em algum momento a incorporadora poderá pedir que eu apresente alguma garantia, por exemplo, um avalista?

  8. Se eu tiver que fazer um distrato do contrato, eu vou perder tudo que eu paguei?

  9. Vou poder pegar as chaves do apartamento se eu tiver alguma parcela sem pagar?


O corretor de imóveis tem a obrigação de explicar todos os riscos do negócio e mesmo que esteja no contrato, deve responder às suas dúvidas sobre o negócio que está prestes a fechar.


Recomendamos que as perguntas e respostas sejam feitas por escrito (e-mail, WhatsApp ou qualquer ou modo que seja por escrito), pois caso o corretor de imóveis fale uma informação falsa e isso te cause danos, você terá provas da falha na prestação de serviço.


Essa é uma lista exemplificativa, outras perguntas podem ser necessárias, conforme o caso.

 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page