top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Atraso na entrega do imóvel na planta.

Atualizado: 7 de mar.

Atraso na entrega do imóvel

(imagem retirada do site canva)


Quem não conhece pelo menos uma pessoa que comprou um imóvel na planta e aconteceu o atraso na entrega do imóvel?


É uma situação que causa muita frustração e aborrecimento aos compradores que fazem planos com o imóvel, seja para morar ou como investimento.


Quando acontece o atraso, os compradores possuem alguns direitos. É importante que os consumidores estejam atentos quais são os seus direitos, estando, assim, preparados para exigir que a construtora cumpra com sua obrigação de entregar o imóvel.


1 Quando ocorre o atraso na entrega do imóvel?

No contrato consta quando deverá ser entregue a obra. Porém, para que seja caracterizado o atraso na entrega do imóvel não basta ultrapassar o prazo de entrega que consta no contrato.


Se no contrato constar cláusula de tolerância, só após o prazo de tolerância é que podemos falar em atraso na entrega do imóvel.


O prazo máximo de tolerância que a lei permite é de 180 dias corridos, isso está previsto na Lei 13.786/2018, a popularmente chamada lei do distrato, que alterou a Lei 4.591/64.


É muito comum encontrar esse prazo de 180 dias nos contratos, mas existem contratos que preveem um prazo menor. Assim, se ela colocar no contrato prazo inferior a 180 dias, valerá o prazo que consta no contrato.


O que não é permitido é colocar um prazo maior de 180 dias, a lei é clara no sentido que esse é o prazo máximo que pode a incorporadora postergar a entrega do imóvel. E ainda, a lei fala da necessidade de estar expresso, de forma clara e destacada o prazo de tolerância no contrato.


1.1 Pode o prazo de tolerância de 180 dias ser contato em dias úteis?

Não pode o prazo de tolerância de 180 dias ser contado em dias úteis. Primeiro, a lei fala que o prazo deve ser de 180 dias corridos, portanto, se for estipulado no contrato prazo em dias úteis está em desacordo com a lei.


O segundo argumento para não ser aceito o prazo de 180 dias em dias úteis é que isso coloca o consumidor em desvantagem excessiva, sendo abusiva a cláusula que determina a contagem em dias úteis, já que prolonga ainda mais a entrega do imóvel.


2 Como fica a cobrança do INCC no atraso da entrega do imóvel?

A partir do momento em que está caracterizado o atraso na entrega do imóvel não pode mais incidir o INCC para corrigir o saldo devedor.


O motivo para não se aplicar mais o INCC é que ele é utilizado para corrigir o saldo devedor, o que, portanto, aumenta o valor da dívida. Não é justo o consumidor ser prejudicado pelo atraso da construtora em entregar o imóvel.


Nessa situação existem alguns entendimentos:


  • Não deve ser aplicado nenhum índice para correção do saldo devedor, ficando, assim, congelado o valor devido.


  • Deve ser substituída a aplicação do INCC pelo IPCA.


  • Que se aplica a correção monetária normalmente, ficando suspensa a cobrança dos encargos (juros). Esse é o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo, que inclusive tem uma súmula sobre esse assunto, vejamos:


Súmula 163: O descumprimento do prazo de entrega do imóvel objeto do compromisso de venda e compra não cessa a incidência de correção monetária, mas tão somente dos encargos contratuais sobre o saldo devedor.

3 O atraso na entrega do imóvel gera o direito de cobrar os lucros cessantes?

Quando é caracterizado o atraso na entrega do imóvel o comprador tem o direito de receber os lucros cessantes, que são presumidos (não precisa de comprovação) e serve para reparar o fato de não poder usar, fruir e dispor do imóvel adquirido.


Assim, os lucros cessantes são para ressarcir o fato de o comprador não poder alugar o imóvel e aferir renda, isso é devido mesmo se o adquirente não tinha a intenção de locar o apartamento quando realizou a compra.


Vejamos o que diz a súmula 162 do Tribunal de Justiça de São Paulo:


Súmula 162 - Descumprido o prazo para a entrega do imóvel objeto do compromisso de venda e compra, é cabível a condenação da vendedora por lucros cessantes, havendo a presunção de prejuízo do adquirente, independentemente da finalidade do negócio.

4 O atraso na entrega do imóvel gera dano moral?

O atraso na entrega do imóvel não gera, em regra, o dano moral. Portanto, vai depender de cada caso e se vai conseguir comprovar no processo que ocorreu o dano moral, isso porque é visto como um descumprimento do contrato e o que não é suficiente para caracterizar o dano moral.


Logo, o dano moral no atraso da entrega do imóvel vai depender da comprovação de que aconteceu.


5 O que é possível fazer em atraso na entrega da obra?

Com o atraso na entrega do imóvel na planta pode o comprador tomar as seguintes providências:

  • Procurar a construtora e pedir a rescisão do contrato (aqui não é caso de distrato já que estamos falando de culpa da construtora, assim deve ser devolvido todos os valores que você pagou), caso ela negue a fazer isso ou queira te enrolar, pode entrar com processo para que o juiz declare a rescisão do contrato.


  • Entrar com processo para que a construtora pague a multa pelo atraso na entrega do imóvel, bem como juros pelo atraso.


  • Entrar com processo para pedir os lucros cessantes, danos materiais e os danos morais, se for o caso.

 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page