top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

O corretor de imóveis garantiu que o financiamento seria aprovado. E agora?

Atualizado: 7 de mar.


(imagem retirada do site canva)


Uma situação comum de se encontrar no momento da compra do imóvel é aquela que o corretor de imóveis garantiu que o financiamento seria aprovado.


A primeira coisa que você deve ter noção é que ninguém pode garantir que o seu financiamento será aprovado, isso é um evento futuro e incerto. Veja que é algo que depende do banco.


A simulação que é feita não significa que o financiamento já está aprovado. Tal simulação serve para que você tenha uma ideia de como será o pagamento, como por exemplo, o valor que terá que dar de entrada e o valor das parcelas.


Assim, a simulação serve para visualizar se aquela situação se enquadra dentro da sua realidade financeira.


Então, não acredite que, por ter uma simulação, o financiamento já é certo. Pelo contrário, você tem que tratar como algo incerto e, inclusive, buscar se informar sobre as consequências se o financiamento não for aprovado.


Recomendamos que você leia o contrato e pergunte ao corretor de imóveis o que acontece se o seu financiamento não for aprovado. É seu direito saber as informações e um dever do corretor de imóveis alertar quais são os riscos e consequências se o financiamento não for aprovado.


1 E se o corretor de imóveis garantiu a aprovação do financiamento, muda alguma coisa?

Sim. A partir do momento que o corretor de imóveis garante que o financiamento será aprovado ele está garantido o resultado.


Assim, o corretor é responsável se o financiamento não for aprovado. Portanto, se o financiamento não for aprovado deve ser devolvido todos os valores que foram pagos, seja os valores pagos para a construtora/incorporadora e os valores pagos a título de comissão de corretagem.


O que significa dizer que, poderá ser dita que a culpa pelo desfazimento do contrato foi do corretor de imóveis. E, ao ter sua culpa reconhecida, é obrigado a devolver o que recebeu de comissão e todos os demais valores que foram pagos. Vejamos:


APELAÇÃO CÍVEL. PROMESSA DE COMPRA E VENDA. AÇÃO DE RESOLUÇÃO CONTRATUAL. CASO CONCRETO EM QUE A AUTORA COMPROVOU QUE AS RÉS LHE GARANTIRAM QUE O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO SERIA APROVADO. [...] Hipótese dos autos em que a autora logrou comprovar que as demandadas garantiram a aprovação do financiamento imobiliário junto ao Banco, o qual acabou inocorrendo na forma prevista. Resolução da avença que, portanto, ocorre por culpa das requeridas, as quais têm o dever de devolver os valores recebidos da demandante, inclusive no tocante à comissão de corretagem [...] (TJRS- AC 70075674564, Relator: Dilso Domingos Pereira, Data de Julgamento: 28/08/2019, 20ª Cível, Data de Publicação: 09/09/2019). Grifo nosso.

2 Tenha provas de que foi garantido o financiamento

Não basta alegar que o corretor de imóveis garantiu o resultado, é necessário que você prove isso. Vejamos alguns exemplos de meios para provar a garantia do resultado:


  • conversa no WhatsApp

  • e-mail

  • áudios


Então, se você estiver diante de alguma pessoa que esteja lhe garantido que o financiamento será aprovado, trate de guardar provas.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta



Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page