top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

O financiamento não foi aprovado. E agora?

Atualizado: 7 de mar.


(imagem retirada do site canva)

A compra de um apartamento é a realização de um sonho. Muitas pessoas realizam este sonho por meio da compra de imóvel na planta.


Porém, para algumas pessoas este sonho pode se tornar um pesadelo.


Imagine a seguinte situação: o contrato é assinado, é pago um valor de entrada e a comissão dos corretores, porém, ao final o banco nega o financiamento.


Como fica a compra do imóvel se não for aprovado o financiamento? Os valores que foram pagos serão devolvidos? É o que vamos tratar agora.


1 Não existe garantia de aprovação do financiamento

Ninguém pode garantir que o financiamento será aprovado, já que depende tão somente do banco a aprovação.


- Mas eu fiz uma simulação e me deram garantia que seria aprovado.

Infelizmente você foi enganado!


A simulação não serve para definir se será aprovado ou não o financiamento, o seu papel na verdade é de fazer os compradores terem noção se aquele apartamento cabe dentro do seu orçamento e se existe a chance de aprovação do financiamento.


Ou seja, é com a simulação que se descobre se os valores das parcelas cabem "dentro do bolso".


Lembre-se, a simulação é apenas uma situação hipotética.


O ideal é que os compradores tenham uma assessoria na hora da compra, para fazer uma pré-análise e já descartar aqueles que realmente não vão conseguir o financiamento e dar continuidade com aqueles que têm chances de conseguir.


A assessoria garantiu que consegue o financiamento? Fuja desta assessoria!


2 Como fica o contrato se o financiamento não foi aprovado?

O financiamento é uma condição do negócio, ou seja, a compra do imóvel na planta está subordinada a um evento futuro e incerto.


É futuro já que o financiamento não acontece no mesmo momento que ocorre a assinatura do contrato e é incerto já ninguém pode garantir que será aprovado.


Deste modo, com o financiamento não sendo aprovado a compra não foi concretizada.


Portanto, é caso para a rescisão contratual por impedimento à concretização do negócio.

3 E como fica os valores que foram pagos?

Como não estamos falando de arrependimento, mas sim do negócio não ter sido concretizado por vontade alheia das partes, os valores que foram pagos devem ser devolvidos.


- Até mesmo a taxa de corretagem deve ser devolvida?

Sim, seja o valor de entrada ou de comissão. Vejamos:


APELAÇÃO CÍVEL Interposição contra sentença que julgou procedente a ação de cobrança. Corretagem. Obrigação de fim. Negócio não concretizado por não concessão de financiamento bancário. Fato superveniente e alheio à vontade das partes que difere do mero arrependimento. Comissão indevida. Sentença reformada. (TJSP; Apelação 0051904-70.2010.8.26.0564; Relator (a): Mario A. Silveira; Órgão Julgador: 33ª Câmara de Direito Privado; Foro de São Bernardo do Campo - 5ª Vara Cível; Data do Julgamento:08/05/2017; Data de Registro: 09/05/2017).

Estamos diante de uma relação de consumo, devendo, assim, também ser aplicado o Código de Defesa do Consumidor.


Quando o corretor ou qualquer outra pessoa dá a garantia de aprovação do financiamento a empresa está assumindo a posição de garantidora do resultado prometido.


Deste modo, é responsável objetivamente pela negativa do financiamento, ou seja, não precisa comprovar a culpa da empresa pela não aprovação.


Assim, deve ser devolvido os valores que foram pagos, a qualquer título, sendo a retenção dos valores pagos atitude abusiva.


4 Como conseguir os valores?

Primeiramente, deve tentar resolver amigavelmente a questão, conversar com a vendedora, imobiliária e assessoria para que seja devolvido os valores pagos já que não houve a aprovação do financiamento.


Caso não consiga resolver a questão de forma amigável, será necessário entrar com o processo para pedir a devolução dos valores pagos e, se for o caso, indenização por danos morais.


Dica: para ter provas guarde todos os papéis, conversas no WhatsApp, e-mails e entre outros documentos da negociação até a negativa do banco, principalmente aqueles que podem provar que foi dada a garantia de aprovação do financiamento.



Fontes:

BRASIL. Legislativo. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/2002/L10406.htm>. Acesso em: 26 de dezembro de 2019.


BRASIL. Legislativo. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm>. Acesso em: 26 de dezembro de 2019.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.


 

*Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page