top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Cooperativa habitacional: quais cuidados você deve ter.

Atualizado: 7 de mar.

(imagem retirada do site canva)


Muitas pessoas escolhem a aquisição do imóvel próprio através da cooperativa habitacional, a opção na maioria das vezes se dá em razão do valor.


Hoje trataremos sobre alguns cuidados que devem ser tomados antes de adquirir imóvel de uma cooperativa habitacional.


1 O que é cooperativa habitacional?

Cooperativa habitacional é a união de pessoas com o objetivo de construção de um empreendimento imobiliário. Para que aconteça a construção, os cooperados contribuem mensalmente, de uma forma sem intermediário e sem visar lucros.


No caso, a cooperativa presta o serviço de administrar o dinheiro para a construção do empreendimento.


Como a cooperativa não visa o lucro, o preço do imóvel fica mais barato do que se adquirido com construtora ou incorporadora. Um outro motivo para a diferença de preço é a possibilidade de adquirir materiais para a construção por um menor preço, tendo em vista a quantidade que é adquirida.


2 Quais cuidados devem ser tomados?

Antes de assinar qualquer contrato é recomendando tomar cuidado e analisar alguns aspectos. São alguns desses cuidados:


  • Verifique a situação da cooperativa: pesquise se há registro do CNPJ na Receita Federal, se existe ata e estatuto registrado na Junta Comercial. Além disso, além de verificar a existência de ata e estatuto registrado, é muito importante ler esses documentos.


  • Verifique se a cooperativa está registrada na Organização das Cooperativas Brasileiras: para isso basta acessar o site da organização e buscar pelo CNPJ para averiguar se a cooperativa está registrada.


  • Verifique a reputação: pesquise se a cooperativa já fez o empreendimento e se existem reclamações. Uma forma de saber isso é consultando o site Reclame Aqui e a existência de processos.


  • Verifique se a cooperativa possui dívidas: faça buscas na internet, peça certidões e consulte a existência de processos para apurar se existem dívidas em nome da cooperativa.


  • Verifique quem está gerenciando a cooperativa: faça uma pesquisa do histórico da cooperativa, quem são os fundadores, administradores e quem ocupa a diretoria da Cooperativa.


  • Verifique o contrato e o Regimento Interno: é necessário ler com atenção para observar se não existem cláusulas abusivas ou informações faltantes. Por exemplo, tem que constar o prazo de entrega do empreendimento.


  • Verifique a documentação do terreno onde será construído o empreendimento: é necessário averiguar se está tudo correto com a documentação, caso o terreno já tenha sido adquirido.


3 Dicas extras

Se você já adquiriu o empreendimento não ache que basta apenas ter os cuidados antes de contratar, na verdade você deve ter cuidado e ficar de olho até que o imóvel seja entregue.


Você pode tomar a seguintes atitudes:


  • Fiscalizar o trabalho prestado.


  • Ver os relatórios financeiros e outros documentos que mostram o andamento da obra.


  • Visitar as obras para apurar se a construção está sendo feita como planejado e, principalmente, dentro da prestação de contas.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page