• Dra. Tatiane Rodrigues

Pode ser cobrado INCC sobre repasse do agente financeiro?

Atualizado: há 7 dias

Hoje iremos falar sobre um tema que gera dúvida em quem compra imóvel na planta por meio de crédito associativo: pode ser cobrado INCC sobre o repasse do agente financeiro?

(imagem retirada do site canva)

1 O que é crédito associativo?


O crédito associativo é uma modalidade de financiamento em que a empresa reúne um número mínimo de compradores para as unidades e buscam o banco para a liberação do crédito para construção do empreendimento.

A liberação do crédito para construção não é feita de uma vez pelo o banco, os valores são repassados de acordo com o andamento da obra. Outro ponto que deve ser observado é que o banco faz o repasse do valor de acordo com o orçamento da obra, sem estar incluso o INCC.

2 O que é o INCC?


É um índice financeiro que tem o objetivo de verificar a evolução dos custos da construção civil. O INCC pode ser cobrado enquanto a obra está em andamento, após a conclusão da obra é vedado o uso do INCC.

3 Pode ser cobrado INCC sobre o repasse do agente financeiro?


A justiça vem entendendo que pode ser cobrado INCC sobre o repasse do agente financeiro, desde que esteja previsto no contrato tal cobrança. O entendimento é que é legal a cobrança por não significar um acréscimo, mas uma forma de preservar o valor da moeda.

Vejamos que o INCC sobre o repasse do agente financeiro não se confunde com os juros de obras. O primeiro é devido para quem vendeu o apartamento na planta e o segundo é devido para a instituição bancária.

Vejamos uma decisão neste sentido:


COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA Incorporação Ação de indenização por danos morais e materiais (...) Contrato que, de mais a mais, não contém as ilegalidades mencionadas Imóvel adquirido em financiamento pelo método do crédito associativo Valor financiado, ainda que inexigível dos adquirentes antes da entrega, foi repassado durante a obra, pelo agente financeiro, à construtora Cabimento, assim, da incidência de correção monetária sobre tais repasses (cláusula 'CM repasse na planta'), sem configurar obrigação iníqua Correção monetária, aliás, que não é plus que se incorpora ao valor,senão evita o minus de sua corrosão pela inflação' (1ª Câmara de Direito Privado Apelação Cível nº 0015751-97.2012.8.26.0554 Desembargador Relator Paulo Eduardo Razuk j. em 07/05/2013).

Portanto, antes de assinar o contrato deve ter muita atenção com as cláusulas contratuais, se está previsto o pagamento do INCC sobre o repasse do agente financeiro.


4. Posso pedir o distrato do meu contrato se não tiver mais condições de pagar os valores?


O financiamento por meio de crédito associativo consiste na assinatura do financiamento durante a construção do empreendimento, sendo que quando é assinado o contrato de financiamento com o banco é dado a futura unidade como garantia, isso é a chamada alienação fiduciária.

Neste cenário de alienação fiduciária é apenas possível o distrato se for culpa da vendedora, por exemplo, não entregar o empreendimento no prazo.



 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está logo abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.





Escrito por:




Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!
arrow&v

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.