top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Pode ser cobrado INCC sobre repasse do agente financeiro?

Atualizado: 8 de mar.

Hoje iremos falar sobre um tema que gera dúvida em quem compra imóvel na planta por meio de crédito associativo: pode ser cobrado INCC sobre o repasse do agente financeiro?

(imagem retirada do site canva)

1 O que é crédito associativo?

O crédito associativo é uma modalidade de financiamento em que a empresa reúne um número mínimo de compradores para as unidades e buscam o banco para a liberação do crédito para construção do empreendimento.

A liberação do crédito para construção não é feita de uma vez pelo banco, os valores são repassados de acordo com o andamento da obra. Outro ponto que deve ser observado é que o banco faz o repasse do valor de acordo com o orçamento da obra, sem estar incluso o INCC.


2 O que é o INCC?

É um índice financeiro que tem o objetivo de verificar a evolução dos custos da construção civil. O INCC pode ser cobrado enquanto a obra está em andamento, após a conclusão da obra é vedado o uso do INCC.

3 Pode ser cobrado INCC sobre o repasse do agente financeiro?

A justiça vem entendendo que pode ser cobrado INCC sobre o repasse do agente financeiro, desde que esteja previsto no contrato tal cobrança. O entendimento é que é legal a cobrança por não significar um acréscimo, mas uma forma de preservar o valor da moeda.

Vejamos que o INCC sobre o repasse do agente financeiro não se confunde com os juros de obras. O primeiro é devido para quem vendeu o apartamento na planta e o segundo é devido para a instituição bancária.

Vejamos uma decisão neste sentido:


COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA Incorporação Ação de indenização por danos morais e materiais (...) Contrato que, de mais a mais, não contém as ilegalidades mencionadas Imóvel adquirido em financiamento pelo método do crédito associativo Valor financiado, ainda que inexigível dos adquirentes antes da entrega, foi repassado durante a obra, pelo agente financeiro, à construtora Cabimento, assim, da incidência de correção monetária sobre tais repasses (cláusula 'CM repasse na planta'), sem configurar obrigação iníqua Correção monetária, aliás, que não é plus que se incorpora ao valor,senão evita o minus de sua corrosão pela inflação' (1ª Câmara de Direito Privado Apelação Cível nº 0015751-97.2012.8.26.0554 Desembargador Relator Paulo Eduardo Razuk j. em 07/05/2013).

Portanto, antes de assinar o contrato deve ter muita atenção com as cláusulas contratuais, se está previsto o pagamento do INCC sobre o repasse do agente financeiro.

4. Posso pedir o distrato do meu contrato se não tiver mais condições de pagar os valores?

O financiamento por meio de crédito associativo consiste na assinatura do financiamento durante a construção do empreendimento, sendo que quando é assinado o contrato de financiamento com o banco é dado a futura unidade como garantia, isso é a chamada alienação fiduciária.

Neste cenário de alienação fiduciária é apenas possível o distrato se for culpa da vendedora, por exemplo, não entregar o empreendimento no prazo.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



.* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:

Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page