Dra. Adriane Felix

19 de mai de 2023

Idoso tem direito a pensão alimentícia?

Atualizado: mar 8

Muito se fala da obrigação dos pais terem que pagar pensão alimentícia para os filhos, mas e o contrário, será que os pais idosos têm direito a pensão alimentícia?

1 Idoso tem direito a pensão alimentícia?

A terceira idade é um momento da vida que as pessoas costumam ter a redução da capacidade motora e psíquica, não tendo mais condições de prover seu próprio sustento.

Portanto, se o idoso não tem condições de arcar com as despesas básicas e está em uma situação de vulnerabilidade, tem sim o direito a pensão alimentícia.

Assim, o idoso que precisa de pensão alimentícia pode cobrar o pagamento dos seus filhos ou netos.

Vejamos que, o direito do idoso em receber a pensão alimentícia é retirado do art. 230 da Constituição Federal, que afirma que também é dever da família amparar a pessoa idosa:

Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.

Além da Constituição Federal, temos o art. 1.694 do Código Civil, que estabelece que parentes podem pedir pensão alimentícia uns para os outros:

Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.

2 A partir de que idade é considerado idoso?

Conforme o disposto no art. 1ª da Lei 10.741/2003 (estatuto do idoso), pessoa idosa é aquela com idade igual ou superior a 60 anos:

Art. 1º É instituído o Estatuto da Pessoa Idosa, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

3 Apenas um dos filhos pode ser escolhido para pagar a pensão alimentícia?

Sim, o idoso pode escolher apenas um dos filhos para fazer o pagamento da pensão alimentícia, isso está expresso no art. 12 do estatuto do idoso:

Art. 12. A obrigação alimentar é solidária, podendo a pessoa idosa optar entre os prestadores.

3.1 Se apenas um dos filhos pagar a pensão alimentícia, pode cobrar dos irmãos?

Se apenas um dos filhos for escolhido para pagar a pensão alimentícia, poderá este filho cobrar dos outros filhos o pagamento da parte deles, tendo em vista que, a responsabilidade é de todos os filhos.

4 O que o idoso tem que fazer para solicitar a pensão alimentícia aos filhos?

O idoso que pretende cobrar pensão alimentícia dos filhos, deve contratar um advogado ou procurar a defensoria pública da sua cidade para entrar com o processo de pensão alimentícia contra os filhos.

O juiz que cuidar do processo da pensão alimentícia irá analisar a necessidade e avaliar qual o valor da pensão alimentícia é adequado para o caso, levando em conta as necessidades do idoso e a capacidade de pagamento dos filhos.


Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia para idoso, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.

Você pode entrar em contato com nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse: