top of page
  • Dra. Adriane Felix

O que fazer quando a pensão alimentícia está atrasada?

Atualizado: 8 de mar.

Quando a pensão alimentícia está atrasada surge a dúvida do que fazer. Pensando nisso, vamos tratar no texto o que fazer no atraso de atraso no pagamento da pensão alimentícia.



1. Pensão atrasada posso ir à delegacia?

Para cobrar a pensão não adianta ir à delegacia. Apesar do não pagamento da pensão alimentícia ser caso de prisão, não é indo na delegacia que acontece o trâmite de cobrança da pensão atrasada.


A cobrança deve ser feita na justiça e para isso deve ser procurado um advogado ou a defensoria pública.


1.1 E se eu quiser fazer um boletim de ocorrência por abandono material?

Se você tem a intenção de fazer um boletim de ocorrência pelo crime de abandono material pelo não pagamento da pensão alimentícia pode procurar a delegacia.


Então, ir à delegacia não é para cobrar a pensão ou a prisão pelo não pagamento da pensão, mas para fazer boletim de ocorrência pelo crime de abandono material.


O não pagamento da pensão alimentícia pode ser considerado crime de abandono quando preenche alguns requisitos, como o não pagamento ocorre de forma reiterada e que não haja um justo motivo para o não pagamento.


2. Temos um acordo só de boca, posso cobrar na justiça o não pagamento?

Se existe apenas um acordo entre os pais e que não foi levado para a justiça, não tem como entrar com processo cobrando o não pagamento da pensão alimentícia.


Neste caso, é necessário entrar com uma ação de alimentos para que passe existir uma decisão da justiça em que foi estipulado o pagamento da pensão.


3. Existe uma decisão na justiça, o que fazer se a pensão alimentícia não foi paga?

Antes de qualquer coisa, se é a primeira vez que isso aconteceu ou os atrasos não são corriqueiros, o interessante é tentar entrar em contato e conversar sobre o não pagamento da pensão, isso se existir a hipótese de algum diálogo entre os pais.


Se não conseguem ter um diálogo saudável, cobrar o pagamento da pensão com uma conversa pode não ser uma boa ideia. É o caso de analisar cada situação, o que é viável ou não.


De qualquer forma, com o não pagamento da pensão é possível entrar com a ação de execução de alimentos, que pode seguir o rito da prisão ou da penhora.


Portanto, em caso de não pagamento da pensão alimentícia para a cobrança na justiça o primeiro passo é procurar um advogado ou defensor público.


3.1 Com quantos dias de atraso posso cobrar a pensão alimentícia?

Um dia de atraso já autoriza a cobrança da pensão alimentícia na justiça, inclusive a execução pelo rito da prisão.


 

Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia atrasada, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que ou também no meu perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page