top of page
  • Dra. Adriane Felix

Como funciona a pensão quando cada um fica com um filho?

Atualizado: 8 de mar.


1 Pais que tem a renda parecida

Nesta situação que cada um dos pais fica com um filho o natural a se pensar é que a pensão alimentícia não deve ser paga, já que cada um arcará com os gastos do filho.


É possível esta compensação, cada um arcar com os gastos do filho, mas que esta opção dê certo é necessário que os pais tenham uma renda parecida. Então, neste caso os pais fazem um acordo sobre como funcionará esta dinâmica.


O problema é quando um dos pais ganha muito mais do que o outro.


2 Pais que têm renda diferente

É necessário observar a questão da pensão alimentícia de acordo com a necessidade da criança e do que seria justo para ele. Por exemplo, não é justo para a criança que ficou com quem ganha menos ter acesso a menos recursos do que a criança ficou com quem ganha mais.


Por isso é importante verificar a questão do pagamento da pensão alimentícia levando em conta a necessidade e direito da criança.


Portanto, não é porque cada um dos pais ficou com um filho que aquele que tem uma renda maior ficará isento de pagar pensão para o filho.


3 Conclusão

Não existe uma regra de como ficará o pagamento da pensão alimentícia na situação de cada um dos filhos morar com um dos pais, isso dependerá da situação em concreto.


Deverá ser analisado o caso concreto, a renda dos pais e levar em conta os direitos e necessidades da criança.


 

Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:


Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page