top of page
  • Dra. Adriane Felix

Quando o filho mora com os avós quem paga pensão alimentícia?

Atualizado: 8 de mar.

Quando o filho mora com os avós uma dúvida muito comum de aparecer é quem deve pagar a pensão alimentícia.



1 Avós que tem a guarda do neto

Quando falamos em guarda, não estamos tratando do simples fato do neto estar morando com avós. Estamos lidando com a situação que a justiça, por algum motivo, deu a guarda do neto para os avós.


Os pais têm o dever de garantir o sustento do seu filho e no caso de existir a guarda em favor dos avós, os genitores devem fazer o pagamento da pensão alimentícia. Portanto, tanto o pai como a mãe devem fazer o pagamento da pensão alimentícia.


Se não existir uma decisão da justiça que determinou o pagamento da pensão, pode os avós que têm a guarda da criança entrar com a ação para cobrar a pensão alimentícia.


Não é porque os avós têm a guarda do neto que os pais podem se eximir do dever de garantir o sustento do filho, devendo pagar a pensão alimentícia. Vejamos uma decisão neste sentido:


AGRAVO DE INSTRUMENTO. Alimentos. Pretendido reconhecimento de coisa julgada. Impertinência. Avó materna guardiã da menor. Alegada responsabilidade financeira exclusiva a cargo da avó materna por força de acordo. Rejeição. Obrigação alimentar que constitui dever dos pais. Guarda da menor à avó que não exime o genitor do dever de prover alimentos. (…) A avó materna e guardiã, ao assumir a guarda, assumiu também a assistência material da criança. Porém, o direito a alimentos não pertence à mãe, à avó, nem ao pai. Pertence, sim, ao alimentado, titular do direito. Assim sendo, terceiros não podem renunciar a este direito, pois nem a incapaz poderia fazê-lo. A lei admite que se deixe de exercer este direito, o que foi feito na ocasião. Decisão mantida. Adoção do art. 252 do RITJ. RECURSO DESPROVIDO. (TJ-SP – AI: 20457254620218260000 SP 2045725-46.2021.8.26.0000, Relator: Jair de Souza, Data de Julgamento: 10/06/2021, 10ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 10/06/2021)

Você pode estar se perguntando, será que os avós podem cobrar a pensão alimentícia apenas do pai ou só da mãe? A pensão deve ser cobrada de ambos, sendo vedada a cobrança de apenas um.


 

Se você está com algum problema relacionado a pensão alimentícia em caso do filho morar com os avós, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que ou também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:

Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page