Dra. Tatiane Rodrigues

25 de abr de 2023

Pode ser feita permuta do imóvel sem dar preferência ao inquilino?

Atualizado: mar 8

Se tratando de contrato de locação um assunto que muitas pessoas têm conhecimento é o sobre o direito de preferência do inquilino. Quando é feita a permuta do imóvel deve ser dada a preferência ao inquilino?

1 O que é permuta de imóveis?

A permuta de imóveis é o negócio que é feito a troca de um imóvel por outro, podendo os imóveis ser de mesmo valor ou não.

Sendo os imóveis de mesmo valor a permuta é sem torna. Já a situação do imóvel de valor diferente, pode ser feita a permuta com torna, que significa que será dado o valor da diferença do imóvel em dinheiro.

2 Pode ser feita permuta do imóvel sem dar preferência ao inquilino?

Sim, pode ser feita a permuta do imóvel locado sem dar preferência ao inquilino. Isso porque a lei não estipula que deve ser dada a preferência no caso de permuta.

Vejamos o que diz o art. 27 da lei do inquilinato (Lei 8.245/91):

Art. 27. No caso de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de direitos ou dação em pagamento, o locatário tem preferência para adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, devendo o locador dar - lhe conhecimento do negócio mediante notificação judicial, extrajudicial ou outro meio de ciência inequívoca.

Portanto, o que podemos verificar que a lei fala que deve ser dada preferência nos casos de venda, promessa de venda, cessão, promessa de cessão ou dação em pagamento, sendo excluído, neste caso a permuta de imóveis.


Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse: