top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Como saber se um loteamento é legal?

Atualizado: 8 de mar.

Antes de fechar a compra do lote em um loteamento que está em lançamento ou com as obras já em andamento, é importante verificar se o loteamento é legal.


Loteamento irregular e clandestino pode ser um negócio perigoso e te explicaremos os motivos.


1 O que é considerado loteamento irregular?

O loteamento irregular é aquele empreendimento que tem projeto aprovado na prefeitura, porém não está registrado na matrícula ou que está sendo feito em desacordo com o projeto que foi aprovado.


Como assim registrado na matrícula? O projeto do loteamento deve ser registrado na matrícula do empreendimento, para que passe a constar na matrícula que futuramente existirá um loteamento. Inclusive, os lotes só podem ser vendidos após o registro na matrícula.


É crime vender lote antes do registro do loteamento na matrícula no cartório de registro de imóveis competente.


2 O que é considerado loteamento clandestino?

O loteamento clandestino é feito sem projeto aprovado na prefeitura, logo, é ainda mais grave que um loteamento irregular.


3 Por que é perigoso comprar loteamento irregular ou clandestino?

Quando o loteamento não é feito com projeto da prefeitura ou é feito em desacordo com o projeto, corre o risco de ser determinado pela justiça que seja desfeito o loteamento. Vejamos uma notícia do ano de 2019:


(link para acessar a notícia: https://www.piedade.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/2106/loteamento-irregular-e-crime - acesso em 19 de janeiro de 2023)


Conforme consta na notícia, foi determinada a demolição das edificações. Está aí um dos riscos da compra de loteamento irregular ou clandestino.


No mesmo sentido, uma outra reportagem, de janeiro de 2023:


(link para acessar a notícia: https://www.gazetavg.com.br/2023/01/04/prefeitura-vai-demolir-casas-em-loteamento-clandestino/ - acesso em 19 de janeiro de 2023)


Outro risco, é a questão de você comprar um lote e nunca ter a infraestrutura básica (água, luz e esgoto), o que afetaria o uso do lote ou obrigaria a tomar medidas contrárias à lei (o famoso gato).


Por fim, o outro problema é de não conseguir passar o lote para o seu nome, ou seja, vai pagar e não conseguirá ter a propriedade do lote adquirido (terá somente a posse).


4 Como saber se o loteamento está regularizado?

Antes de assinar o contrato de compra do lote, você deve verificar se o loteamento foi aprovado na prefeitura e está registrado na matrícula.


E como saber isso? Basta você pedir a matrícula atualizada do empreendimento, se constar o loteamento na matrícula, o empreendimento tem aprovação da prefeitura e registro. Um exemplo de como fica a matrícula com registro do loteamento:




Se o loteamento estiver com as obras em andamento quando for realizada a compra, importante observar se o cronograma está sendo cumprido e se também está de acordo com o projeto aprovado pela prefeitura.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:

Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page