Deixar testamento evita a necessidade de fazer o inventário?

Atualizado: 2 de mai.

Algumas pessoas pensam que se o falecido deixar testamento, os beneficiários não precisarão realizar a abertura do inventário no momento do falecimento deste, será que essa informação é verdadeira? Leia o texto abaixo e fique por dentro de tudo.


(Imagem meramente ilustrativa retirada do canva)



A existência do testamento serve para que os bens sejam partilhados de acordo com a vontade do testador, mas, isso não evita de forma alguma a necessidade de realizar o procedimento do inventário, sabe por quê?


Porque, o inventário é o procedimento onde é feita uma organização de todos os bens, direitos e dívidas que o falecido deixou, e o testamento, auxilia na divisão entre os beneficiários do testamento.


Assim, para validar o testamento, há a necessidade de realizar a abertura do testamento de forma judicial, onde será avaliado se o testamento foi realizado da forma correta, seguindo as limitações impostas na lei.


Estando tudo certo com o testamento, se inicia o procedimento do inventário, o qual este poderá ser feito de forma judicial ou extrajudicial (dependendo da situação), e então a partilha dos bens relacionados no inventário seguirão de acordo com a vontade do falecido imposta via testamento.


Sendo assim, concluímos que independentemente da existência do testamento, haverá a necessidade de realizar sim o procedimento do inventário.


Ah, Doutora mais o que acontece se o testamento não estiver correto de acordo com a lei?


Bom neste caso, havendo irregularidades no testamento, infelizmente a vontade do falecido, ora testador, não irá ser concretizada, e, a partilha seguirá seguindo os tramites e ordem sucessória previstas em lei, através do inventário.



Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos isso é muito importante para nós!



E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está logo abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @adrianefelixadv.


Escrito por:



Outros textos que possam te interessar:


- O que é inventário e como fazer?

- O que é inventário negativo?

- Qual o prazo para fazer o inventário e qual a multa se não for feito no prazo?

- Inventário judicial

- Inventário Extrajudicial



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!
arrow&v

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.